Giornata della Pizza
No Dia Nacional da Pizza, em 10 de julho, a Giornata della Pizza ofereceu aos brasileiros não apenas o sabor de uma autêntica pizza italiana, mas também, a experiência da cultura do país ao consumi-la: ao contrário do Brasil, os italianos têm como hábito apreciar pizza a qualquer hora do dia ou da noite.
Para tal feito, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) reuniu pizzarias renomadas da capital e interior paulistas integrantes da Rete Gastronomica, como condição obrigatória, a fim de conferir o autêntico sabor das redondas, todas as pizzarias participantes confeccionaram pizzas com farinha e tomate de origem italianas. Outra regra geral é oferecer a mais Tradizionale das pizzas: a Margherita.
Além de incentivar a abertura das casas a partir das 12h, a ITALCAM sugeriu às pizzarias outras duas opções de sabor, sempre com ingredientes de origem italiana. São elas: a Speciale (finalizada com presunto cru) e a Italo-Brasiliana (combinando queijos italianos e nacionais).
As pizzarias participantes da Giornata della Pizza na capital e no interior são: Brace di Napoli, Ciao, Diavola, Leggera, Luce, Maremonti, Napoli Centrale, Rural Pizzeria, Sabella e Unica.
O “Dia da Pizza”, em 10 de julho, foi criado em 1985 pela Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e atualmente é comemorado em todo o país. Na Itália e em outros países, a data é festejada em 17 de janeiro, dia de Sant´Antonio Abate, patrono dos pizzaiolos.
A Giornata della Pizza teve o apoio de AllFood, C-Trade, Calimp, Casa Flora, Nor Foods e Parmabras.