Sabores da Lombardia: 5 pratos típicos da região

Arroz, polenta, carne suína, massas recheadas e queijos dominam o cardápio local

É impossível não se perder pelos sabores da Lombardia. Afinal, a região é a primeira da Itália no setor agrícola, com 1.130.000 hectares cultivados. Além disso, os lombardos também se destacam na produção agroalimentar de qualidade, com 34 produtos com certificados DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), 21 vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada), 5 DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), 15 IGT (Indicação Geográfica Típica) e 250 produtos tradicionais, selecionados com base no cultivo, conservação e sazonalidade. Os dados são do governo da Lombardia.

A cozinha lombarda tem o sabor de suas montanhas, lagos e vales. Neste sentido, se afasta um pouco da gastronomia convencional italiana, já que a manteiga prevalece sobre o óleo de oliva e o arroz, sobre a pasta. Na culinária local também não faltam a carne suína, a tripa suína, massas recheadas, polentas, pães, batatas, queijos e laticínios.

Conheça alguns dos pratos típicos da Lombardia.

1- Polenta

Taragna, uma das variações da polenta lombarda

É a rainha da gastronomia lombarda, seja como prato principal ou como acompanhamento. A polenta tradicional tem como base a farinha de milho ou outros cereais cozida em água.

Na região, apresenta também outras variações, como a taragna (polenta feita com farinha de milho, farinha de trigo sarraceno, manteiga e queijo), a pasticciata (polenta recheada com bechamel, coberta com ragù ou outro molho e assada no forno) e a concia (conhecida como polenta “grassa“, ou calórica, é enriquecida com muito queijo e manteiga).

2- Gnocchi di patate

Batata, sálvia e queijo ralado grana padano DOP são alguns dos ingredientes dos gnocchi di patate

Paixão nacional italiana, ao que tudo indica, a palavra “gnocco” tenha origem no dialeto lombardo, “knohhil“, que significa “nó”. Apesar da receita contemporânea ser preparada com batata, foi somente em 1857 que o gnocchi di patate foi aceito como prato típico lombardo, em substituição à farinha de trigo na massa – isso devido à inserção da batata, típica das Américas, na alimentação europeia a partir do século 16.

Na receita tradicional, recomendada pelo portal oficial da Lombardia, os ingredientes deste prato levam batata, farinha de trigo, sal, manteiga, sálvia e queijo ralado grana padano DOP.

No entanto, existem outras versões regionais de gnocchi, como o de abóbora com parmigiano reggiano e pimenta preta, típico da cidade de Mantova.

3- Risotto

Diz a lenda que um rapaz apelidado de Zafferano foi o responsável pela criação do famoso risotto alla milanese

Sendo a Lombardia uma das maiores produtoras de arroz da Itália, o risotto é outra estrela da culinária local.

Clássico dos clássicos é o risotto alla milanese ou risotto alla lombarda, onde o ingrediente principal é o açafrão (zafferano, em italiano). Isso porque, segundo a versão mais aceita para a origem do prato, em 1574, havia um rapaz apelidado de Zafferano, que trabalhava como assistente do pintor holandês Mastro Valerio di Fiandra. Era chamado assim pois tinha o hábito de misturar açafrão nas tintas, para deixa-las mais vivas. Durante o casamento da filha de Mastro Valerio, Zafferano teria pedido ao cozinheiro que colocasse açafrão no risotto, que naqueles tempos, era feito apenas com manteiga. Nasce, então, um dos pratos símbolo da Lombardia.

Porém, a receita definitiva surgiu apenas em 1809, com os seguintes ingredientes: arroz arbório ou vialone, manteiga, parmesão ralado, tutano de boi, açafrão, cebola, caldo, pimenta e sal.

4- Cassouela

Cassouela, ragò ou posciandra é uma mistura de carnes com legumes

Também chamada de ragò ou posciandra no dialeto lombardo é uma mistura de carnes, sendo a cassouela ou posciandra feita com porco e o ragò, com frango. Foi registrada no dicionário milanês de Detto Arrighi em 1896.

Em uma receita tradicional, com suíno, os ingredientes são: costela, cabeça, pé, couro, salamini per verzata ou salsicha de Monza, manteiga, vinho branco, cebola, cenoura, repolho, caldo de carne e sal.

5- Bossolà

Típica rosca de Brescia, o Bossolà pede como acompanhamentos leite, chá e vinhos brancos doces ou fortificados

Para adoçar o paladar, uma das tipicidades lombardas é o Bossolà, rosca caseira tradicional de Brescia, mas que também apresenta versões em Cremona e Mantova. Costuma ser consumido no café da manhã e no lanche da tarde.

O leite e o chá são os melhores acompanhamentos para o Bossolà, devido ao seu sabor rústico, mas delicado. Porém, se a intenção é saboreá-lo como sobremesa, vinhos brancos doces ou fortificados são os ideais.

Como ingredientes, a receita leva farinha, amido, baunilha, cascas de laranja e limão raladas, manteiga, ovo e sal.

Imagens: Buona Lombardia e Buonissimo