Milão alternativa: locais para encher os olhos além do turismo de massa
De um vinhedo de propriedade de Leonardo da Vinci até o primeiro complexo cartuxo da Lombardia, Milão não cansa de surpreender quem a visita. Somem a isso casas museus de luxo com coleções de arte riquíssimas, um labirinto para lá de curioso e o maior planetário da Itália.
Milão é muito mais do que seus pontos turísticos clássicos. Descubra mais a seguir.
1- La Vigna di Leonardo
La Vigna di Leonardo / imagem: Urbanvineyards
Trata-se de um vinhedo que pertenceu ao gênio Leonardo da Vinci (1452-1519). A Vigna di Leonardo tem 16 hectares e ainda hoje é cultivada nos campos ao fundo do jardim da Casa degli Atellani, o último resquício do quarteirão residencial oferecido aos homens de confiança do duque de Milão Ludovico Sforza, o Mouro. O duque presenteou o artista com o vinhedo em 1498 pelos serviços prestados à corte milanesa.
Em setembro de 2018, as uvas daVigna di Leonardo foram colhidas e deram origem ao vinho mais exclusivo do mundo: La Malvasia di Milano, Ano I.
Para outras informações, como ingressos e horário de funcionamento da Vigna di Leonardo, clique aqui.
2- Labirinto di Arnaldo Pomodoro
Labirinto di Arnaldo Pomodoro /imagem: Milano Pocket
Em referência ao escultor Arnaldo Pomodoro, famoso por obras geométricas em bronze, Labirinto de Pomodoro é uma instalação permanente dentro da Fundação que leva o seu nome. Ali, o visitante se depara com várias fases do artista, sendo considerada uma obra atemporal ao evocar tanto civilizações desaparecidas, quanto a contemporaneidade. Uma viagem à mente do Mestre, entre reelaborações de esculturas já conhecidas e formas ainda em construção.
Ingressos e outros detalhes sobre o Labirinto di Arnaldo Pomodoro aqui.
3- Planetário Cívico Ulrico Hoepli
Planetário Cívico Ulrico Hoepli / imagem: L’Officina del Planetario
É o maior e o mais antigo planetário da Itália. Localizado nos jardins de Porta Venezia, segue em funcionamento desde a sua inauguração, em 1930.
Além da observação do céu noturno, o local oferece atividades variadas para os visitantes, como palestras e observações guiadas.
Para mais informações sobre o Planetário Cívico Ulrico Hoepli clique aqui.
4- Museu Bagatti Valsecchi
Museu Bagatti Valsecchi / imagem: Case Museo di Milano
Situado em Montenapoleone, no centro de Milão, próximo ao Quadrilátero da Moda, o Museu Bagatti Valsecchi é uma casa museu fruto da coleção dos irmãos Fausto e Giuseppe Bagatti Valsecchi que teve início nos anos 80 do século 19. É uma das casas museus mais conservadas da Europa e uma das primeiras expressões do design milanês.
As coleções permanentes do local apresentam, principalmente, artes decorativas renascentistas italianas, algumas esculturas e muitas pinturas.
O local também tem um calendário ativo com mostras, palestras e outros eventos.
Para mais detalhes, clique aqui.
5- Villa Necchi Campiglio
Villa Necchi Campiglio / imagem: Milano Style
É uma mansão da década de 1930 com jardim privado, piscina e campo de tênis no centro de Milão. Considerada uma casa museu por sua riqueza arquitetônica e mobiliário de época, a Villa Necchi Campiglio foi construída pelo arquiteto Piero Portaluppi. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o casarão ganhou novos elementos do arquiteto Tomaso Buzzi, que inseriu mobiliários inspirados no século 18, em particular, ao estilo Luís 15.
Horário de funcionamento e ingressos para a Villa Necchi Campiglio, clique aqui.
6- Certosa di Milano
Certosa di Milano / imagem: Lombardia Beni Culturali
É um antigo mosteiro cartuxo em estilo renascentista localizado no distrito de Garegnano. Construído entre a metade do século 14 e início do século 17, é a primeira cartuxa da Lombardia. Ao longo do tempo, o complexo tornou-se uma das principais fábricas eclesiásticas da Milão renascentista, classicista e barroca.
Deste enorme complexo, hoje restam somente a igreja, o pátio da Almosina, o cordile d’Onore (um vestíbulo elíptico animado por três êxedras) e parte das construções cartuxas em torno do claustro da hospedaria, que conduz ao antigo refeitório monástico, atualmente, capela das freiras missionárias franciscanas.
Outras informações aqui.