Gastronomia lombarda: Sondrio e Valle

Mais sobre esse projeto

+

Não importa a receita: dos pizzoccheri alla valtellinese à bisciola, queijo, manteiga e cereais são os ingredientes que predominam nas receitas típicas de Sondrio, nos Alpes, e no vale da Valtellina.

Confira alguns pratos típicos desta região lombarda.

Pizzoccheri alla Valtellinese / Regione Lombardia

1- Pizzoccheri alla Valtellinese

É o prato símbolo da Valtellina. Pizzoccheri é um tipo de massa. O nome “pizócher” deriva da raiz “pit” ou “piz”, a mesma que teria originado as palavras “pizza”, “pinsa” e “pitta”, comuns em toda a Itália. “Pit ou piz” significa “pedaço”, relacionando-se ao sentido de “pinsa”, ou seja, o ato de alongar a massa.

No caso dos pizzoccheri alla valtellinese, os ingredientes são: pizzoccheri, queijo meio gordo Valtellina Casera DOP, batatas, repolho, sálvia, manteiga, pimenta e sal.

2- Riso e rape con polmone

É um prato muito consumido nas regiões alpina e pré-alpina, além dos planaltos. No passado, entre Chiavenna e Livigno, os nabos (“rape”) foram muito valorizados na alimentação local, sendo utilizados em pratos elaborados.

Os ingredientes do riso e rape con polmone (arroz e nabos com pulmão) são:

Para o caldo: pulmão de vitelo, cebola, cenoura, salsão, água e sal.

Para o arroz: cebola, manteiga, pancetta, nabos, arroz, queijo grana padano DOP ralado e salsinha picada.

3- Sciatt

Os sciatt nada mais são do que uma massinha frita recheada com queijo. O nome deriva do aspecto de “corcunda” criada pelo recheio, que faz lembrar “sciatt”, ou seja, sapos.

Apesar da simplicidade do prato, a receita mistura dois tipos de farinhas e duas bebidas alcoólicas, além de água mineral.

Confira os ingredientes: farinha de grão saraceno, farinha branca 00, queijo Bitto DOP ou Valtellina Casera DOP, grappa, água mineral, cerveja, sal, pimenta e óleo para a fritura.

4- Bisciola

Bisciola, bisciöla, bisolea ou pão de fich é a evolução de um outra receita típica da Valtellina, o pão de natal (“panun de natal”), um pão com farinha de centeio recheado com figos secos, nozes e uvas secas.

Já a bisciola foi incrementada com outros ingredientes: ovos, manteiga, mel, açúcar, farinha branca, farinha de centeio, levedura de cerveja, sal, casca de limão ralada, uvas passas secas, figos secos, avelãs, nozes, pinhões, gran marnier, essência de laranja, água, manteiga e farinha para untar a forma.

Confira as receitas completas, em italiano, aqui.