Gastronomia lombarda: entre Como e Lario
Risotto con filetti di pesce persico / Regione Lombardia
Do risotto com filés de peixe persico, passando pelos missoltini até a cutizza: a culinária entre as províncias de Como e Lario na Lombardia tem o sabor de seus lagos e montanhas.
1- Tucch e Regell
Típico da região de Bellagio, mais que um prato, é um pequeno ritual familiar ou em grupo. É a união da polenta uncia ou cuncia (tucch) com uma bebida feita com vinho, limão, cravo e canela (regell).
Neste ritual, enquanto se amassa a polenta com os dedos (tucch), o patriarca oferece um copo de regell aos presentes, até que a massa da polenta esteja pronta.
2- Risotto con filetti di pesce persico
Receita típica de Lario, é a união entre o que a província oferece, os peixes pérsicos, e a culinária lombarda, o risotto. Um prato que está no cardápio de restaurantes que oferecem a chamada “alta gastronomia”.
Com carne macia e delicada, o peixe pérsico é muito visado por pescadores do Lago de Como, de Ceresio e na Brianza. Seu filé também é comercializado congelado.
3- Missoltini
É uma conserva de ovas salgadas de peixe “agoni” típica do Lago de Como. Os melhores missoltini são feitos com as ovas do mês de maio, ainda que hoje a pesca neste período de reprodução dos peixes esteja proibida.
Versões mais simples dos missoltini são o saracch ou arinqui. A combinação deste tipo de conserva com polenta remete ao valor que ela agrega na mistura entre peixes azuis e carboidratos complexos (com amido).
4- Cutizza
É um tipo de focaccia típica da região do Como. Em geral, é servida como lanche, ainda que também possa ser uma sobremesa.
Quando feita em pedaços menores, as variações são conhecidas como cutizzit ou turtej. Versões com menos ingredientes também têm outros nomes: schita, paradell, laciada ou brusada.
Para ver as receitas em italiano dos pratos citados, clique aqui.