Conheça os produtos DOP, IGP e tradicionais lombardos

Mais sobre esse projeto

+

Cada microrregião na Lombardia tem o seu produto típico ou tradicional, que juntos compõem uma produção rica e variada em todo o território.

Os produtos lombardos com certificados de qualidade europeu têm grande destaque: são 34 com o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), 21 vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada), 5 DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), 15 IGT (Indicação Geográfica Típica).

Já a lista de produtos tradicionais do território ultrapassa os 250 itens, que são classificados com base no cultivo, conservação e sazonalidade, podendo se enquadrar em queijos, massas, carnes, peixes, produtos vegetais, bebidas e outros.

Saiba mais sobre estas delícias abaixo.

Produtos DOP e IGP lombardos

Salame Brianza DOP / Qualigeo

Apesar da padronização dos modos de produção e consumo criados com a industrialização – sendo a Lombardia a região mais industrializada da Itália -, os produtos locais italianos ainda sobrevivem. No Atlas de Produtos da Lombardia, do governo do território, as justificativas para essa sobrevivência se dão pela forte tradição aliada ao terroir das microrregiões.

Assim, o tipo de terreno e o clima locais permitem o cultivo de algumas hortaliças e frutas, certos pastos dão um determinado sabor ao leite e aos queijos, enquanto a umidade e os ventos produzem determinados salames, assim como a variação na altitude é propícia para alguns vinhos.

Outro fator importante para a obtenção de produtos inigualáveis são as técnicas de produção: as ferramentas utilizadas, a habilidade e a experiência do artesão, o tempo e o modo do preparo e o acréscimo de alguns ingredientes levam a produtos únicos e de qualidade.

A lista de produtos com os selos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) inclui itens variados, como queijos, salames, azeites, mel e frutas, que podem ser produzidos em cidades lombardas diversas. Veja alguns exemplos destes produtos e seus locais de origem:

DOP

Olio Extravergine di Olive Laghi Lombardi DOP/ Buona Lombardia

Gorgonzola – Queijo cru feito com leite integral de vaca. Na Lombardia, é produzido nas províncias de Bergamo, Brescia, Como, Cremona, Lecco, Lodi, Milano, Monza, Pavia e Varese.

Grana Padano – Queijo Cozido Duro, feito com leite de vaca provenientes de duas ordenhas. Na Lombardia, é proveniente de Cremona, Brescia, Bergamo, Lodi, Mantova e Pavia.

Provolone Valpadana – Queijo semiduro com textura fina, produzido na região lombarda do Vale do Po.

Taleggio – Queijo mole com massa crua. Típico dos municípios lombardos de Bergamo, Brescia, Como, Cremona, Milano, Lecco, Lodi e Pavia.

Salame Brianza – Salame suíno. Típico da região de Brianza, se estendendo também a partes dos municípios de Milão, Monza, Como e Lecco.

Salame di Varzi – Salame suíno aromatizado com alho e vinho tinto. Proveniente da província de Pavia.

Olio Extravergine di Oliva Laghi Lombardi – Azeite de oliva com azeitonas colhidas geralmente em novembro. Produzido na região dos lagos de Iseo e Como e também nos municípios de Bergamo, Brescia, Como e Lecco.

Miele Varesino – Mel de flores de acácia. Típico de Varese.

IGP

Pizzoccheri della Valtellina IGP /Giallozafferano

Salame Cremona – Salame suíno. Produzido na província de Cremona.

Melone Mantovano – Melão em rede (do tipo “supermercado”) e melão liso (do tipo “tamaris”). Cultivado em diversas cidades das províncias lombardas de Mantova, Cremona e Modena.

Pizzoccheri della Valtellina – Massa feita da mistura de farinha de grão saraceno (ao menos 20%), sêmola de grão duro e água. Produzida em Sondrio.

Produtos tradicionais da Lombardia

Cada região italiana tem a sua lista de produtos tradicionais que valoriza a produção local e o seu patrimônio enogastronômico. Neste sentido, as entidades de cada território podem preservar e promover a cultura camponesa ao mesmo tempo que mantêm ativos os agricultores das áreas mais afastadas.

Tartufo nero lombardo / Cose di Bergamo

A última atualização dos produtos tradicionais lombardos, feita em 2017, enumerou mais de 250 itens, divididos em 10 classificações. São produtos feitos em modo artesanal com o uso de técnicas simples, muitas delas, originárias de “receitas de família”, mas sempre em harmonia com a natureza local. Confira alguns exemplos:

Mortadella di fegato al vin brûlé – Mortadela de fígado e carne suína para ser consumida cozida. Produzida em toda a Lombardia.

Prosciutto crudo bergamasco Il Botto – Presunto cru da estação. Originário da província de Bergamo.

Burro di montagna – Manteiga de afloramento. Produzido nos municípios de Bergamo, Brescia, Varese, Lecco e Sondrio.

Riso – Arroz produzido nas microrregiões do Parco del Ticino (Milão e Pavia), Lomellina, Lodigiano, Basso Pavese e Basso Mantovano.

Gnocchi di zucca mantovana / Regione Lombardia

Tartufo nero – Trufa negra cultivada nas províncias de Bergamo, Brescia, Mantova, Pavia e Sondrio.

Focaccia di Gordona – Massa do tipo focaccia feita com farinha branca, farinha amarela, água, sal fino, leite, manteiga e fermento de cerveja. Típica da cidade de Gordona, província de Sondrio.

Gnocchi di zucca – Nhoque de abóbora típico de Mantova.

Mascarpone artigianale – Laticínio cremoso de sabor doce e ácido. Típico do Vale do Po, em especial da província de Lodi.

Grappa riserva personale – Bebida feita com uvas Nebbiolo e Dolcetto. Típica da cidade de Angera, província de Varese.

Para consultar a lista completa de produtos DOP, IGP e tradicionais da Lombardia, acesse o Atlas da região aqui.