Além do vinho: outras bebidas lombardas
A produção de bebidas na Lombardia vai além de seus excelentes vinhos. A região também se destaca em cervejas, destilados e refrigerantes.
Na categoria de produtos típicos, os últimos atlas lançados pelo governo da Lombardia citam, dentre outros, as seguintes bebidas:
Grappa riserva personale
Grappa riserva personale de Angera/ Reprodução
Típica da cidade de Angera, província de Varese, essa grappa lombarda é feita dos bagaços de uvas Nebbiolo e Dolcetto. Tem coloração amarelo âmbar límpido intenso e teor alcoólico de 42%. Com perfume intenso e harmonioso, apresenta notas tostadas e de baunilha. Seu sabor é suave, mas persistente, com final de boca com nuances complexas, devido ao longo envelhecimento.
Para a produção, o destilado é deixado em repouso por um período mínimo de 6 anos em barricas de carvalho eslavo.
Birra della Valganna
Cervejas da Valganna / Vivi Green
Cerveja típica das cidades de Induno Olona e Valganna, ambas na provínica de Varese. Produzida a partir da fermentação do malte de cevada, tem coloração amarelo-palha e teor alcoólico de 5,5%. É uma cerveja levemente amarga, caracterizada pelos aromas de malte, lúpulo e produtos derivados da fermentação.
Analcolico al gusto ginger
Refrigerante ao sabor de gengibre de San Pellegrino Terme / Reprodução
Refrigerante ao sabor de gengibre, com base de ervas amargas e essência cítrica. De coloração romã, é típico da cidade de San Pellegrino Terme, província de Bergamo.
Bibita analcolica con estratto di chinotto
Chinotto da Lombardia / San Pellegrino
Antes de mais nada, o chinotto é um refrigerante típico da Itália, produzido com frutos da laranjeira de murta. Na Lombardia, a bebida é fabricada na região de San Pellegrino Terme, província de Bergamo. É um refrigerante de sabor amargo e cor marrom escuro.