PITTORESCA – Viva l’Italia! com certificação de origem
17/03/2021
Hoje é o aniversário da Itália. Esta senhora de 160 anos nasceu a partir da unificação de seus reinos em um único Estado-nação regidos por uma mesma constituição, representados por um mesmo hino e por uma mesma bandeira. Se não fosse isso, a pizza margherita, 19 anos mais jovem do que a Itália, não existiria! Inspirada nas cores da bandeira italiana – verde, branco e vermelho -, a pizza margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito como uma homenagem à rainha da Itália, Margherita de Savoia, que estava de passagem por Nápoles em 1880. Molho de tomate fresco, queijo e manjericão são os ingredientes fundamentais da receita, que para ser genuinamente italiana, tem que se esticar a massa com as mãos.
Dona de uma das cozinhas mais apreciadas e copiadas do mundo, uma das preocupações do país é a de proteger a gastronomia local, seja através da preservação de receitas típicas ou do cultivo e consumo de produtos regionais a partir da tradição.
Se isto já era evidente na era pré-pandêmica, com o alastramento da covid-19 há pouco mais de um ano, se intensificou. Campanhas do governo italiano como o Made in Italy ganharam ainda mais expressão. Outras, como a #MangiaItaliano ou Cosa Buone Persone Buone surgiram como reforço do Made in Italy na Itália e no exterior.
A estratégia destas ações visa tanto informar estrangeiros sobre as características de um produto Made in Italy, ressaltando elementos singulares como o modo de produção artesanal e qualidade, como também também estimular a população italiana a consumir produtos de sua região.
Com as limitações impostas pela covid-19 em todo o mundo, houve alterações nos hábitos de consumo das populações. Em geral, aumentou-se o consumo de alimentos feitos em casa, bem como a compra de produtos fabricados nas proximidades. Pesquisa realizada pela EngageMinds Hub confirma essa tendência: os italianos têm buscado cada vez mais por produtos com certificação de controle de origem DOP, IGP e STP segundo o padrão europeu. O relatório também aponta um maior interesse dos entrevistados na Itália por produtos comprados a quilômetro zero e com certificação territorial.
No Brasil, onde mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos e cerca da metade vive na cidade de São Paulo, é grande o esforço em educar a população sobre a autenticidade dos produtos italianos em contraposição às cópias. Exemplo é o projeto internacional True Italian Taste, realizado na capital paulista pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (ITALCAM).
Em 2020, apesar de não ter sido possível a realização de eventos presenciais para a campanha, a ITALCAM optou por eventos em formato híbrido para que os participantes do True Italian Taste (jornalistas, chefs de cozinha, distribuidores, pesquisadores e interessados em geral) pudessem sentir o sabor da Itália na ponta da língua enquanto acompanhavam as explicações e receitas sobre os produtos em webinares com especialistas.
Tão centenária quanto a Itália e a pizza margherita, porém, já nascida no século 20, a ITALCAM, pioneira entre as Câmaras Ítalo-Brasileiras de Comércio, e que também celebra seus 119 anos de fundação nesse mês de março, é uma grande incentivadora do consumo de produtos com certificação de origem italianos. Prova disso, além do True Italian Taste, são projetos de sucesso como o Ospitalità Italiana, que há anos concede o selo de certificação de qualidade e origem a restaurantes no Brasil que utilizam produtos verdadeiramente italianos.
Em 2021, ainda em meio ao caos da pandemia da covid-19, estão previstas ações de continuidade dos projetos pela ITALCAM.
Não é para menos. O setor agroalimentar é responsável por 9% do PIB (Produto Interno Bruto) italiano. Nesse mesmo 17 de março de 2021, a CNA (Confederação Nacional do Artesanato e de Pequenas e Médias Empresas) publicou um artigo em seu site oficial onde relata suas propostas feitas à Comissão de Agricultura e Produção Agroalimentar do Senado para o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência em decorrência dos graves efeitos da pandemia no setor e da necessidade de se valorizar o Made in Italy em todas as suas expressões, através de melhoramentos em logística, competitividade entre as empresas e desempenho climático-ambiental.
Na data do 160º aniversário da Itália, ocorre também o lançamento da PITTORESCA: um editorial sobre o país com certificação de origem.
Bruna Galvão, Jornalista internacional especializada em Itália / bruna.galvao@agenciacerne.com.br