True Italian Taste

O projeto True Italian Taste é um projeto promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e realizado pela Assocamerestero (Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior) para promover e salvaguardar o valor da autenticidade dos produtos italianos no mundo. Em São Paulo, o projeto será realizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) com o objetivo de criar um programa inédito, que possa se tornar uma tradição. O evento se baseia, em sua primeira fase em São Paulo, na estratégia de marketing para ativar um mecanismo de confiança no consumidor, por meio de influenciadores, intermediários reais dessas dinâmicas de lealdade para escolha e compra, podendo influenciar opiniões consumidores e / ou usuários do produto, por meio de processos de compartilhamento de informações e experiências.

Iniciado em 2016, nos Estados Unidos, Canadá e México, o True Italian Taste expandiu suas fronteiras, e, agora, está presente na Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Espanha, França, Holanda, Índia, Japão, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã. Em sua atuação, o projeto desenvolve workshops, seminários, atividades de negócios, oficinas e eventos que promovem os genuínos produtos italianos no exterior.

O objetivo do projeto é diferenciar os produtos fabricados na Itália de cópias estrangeiras. Enfatizar as diferenças de qualidade é fundamental, mas também é necessário fortalecer a marca italiana como símbolo emocional e de valor. Em particular, o Brasil oferece um histórico de migração italiana muito consistente e a cultura italiana permeia vários aspectos da vida brasileira. 15% da população brasileira é de ascendência italiana, cerca de 30 milhões de pessoas, e somente em São Paulo deve haver cerca de 6 milhões de pessoas de ascendência italiana.

Para isso, as ações promocionais e / ou comerciais que a ITALCAM desenvolverá terão como objetivo principal espalhar e / ou aumentar a conscientização sobre a comida italiana autêntica nas comunidades a eles ligadas.

OBJETIVOS:

  1. Aprimorar as autênticas produções italianas de alimentos, comunicando sua qualidade no contexto de sua importância na cozinha italiana;
  2. Aumentar a percepção do consumidor sobre produtos italianos autênticos em comparação com produtos “ tipo” italiano, através de um maior conhecimento deles;
  3. Ajudar as empresas italianas a se posicionarem nos mercados-alvo também por meio de reuniões de negócios e / ou participação em eventos promocionais e aumentar sua visibilidade para os consumidores.

Assista ao vídeo promocional do True Italian Taste 

Como reconhecer os produtos “True Italian Taste”?

Com 293 produtos agroalimentares reconhecidos, a Itália ocupa o primeiro lugar no pódio europeu de produtos agroalimentares de qualidade. As marcas que reconhecem esses produtos são:

DOP – Denominazione di Origine Protetta

Este é o mais alto nível de qualidade certificada e protegida concedido pela União Europeia.
A marca DOP é atribuída a um produto originário de uma área geográfica específica e certifica que foi produzido e transformado naquele território delimitado. Atualmente, existem 167 produtos DOP italianos.

IGP – Indicazione Geografica Protetta

Esta marca é concedida a um produto originário de uma área geográfica específica e atesta que foi produzido ou processado naquele território delimitado. A União Europeia atribuiu a marca IGP a 126 produtos italianos.

COMO ATUAMOS:

Realização de 3 Masterclass (azeite de oliva, massa e molhos), seminário com a imprensa, evento de apresentação MENU DEDICATO – TRUE ITALIAN TASTE para SERATA TEMA The authentic italian table, orientação para as empresas, realização do evento SERATA TEMA The authentic italian table.