Masterclass de queijos mostra produtos italianos autênticos e a amplitude do setor

07/06/2021

Gerardo Landulfo, Paolo Bertholier e Paola Tedeschi apresentam evento online e gratuito em 9 de junho

Você sabia que a Itália possui mais de 500 tipos diferentes de queijos com selos de autenticação do governo italiano e 58 com denominações de origem reconhecidos pela União Europeia? Sabia que o país produz anualmente mais de 1,3 milhão de toneladas de queijo? E que a Itália é destaque na produção de maquinários de queijos com alta tecnologia?

Esses são alguns dos pontos que fazem da Itália uma das referências mundiais na produção de queijos tradicionais e de alta qualidade. Diante da relevância do tema e de sua abrangência, no próximo dia 9 de junho, a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo (ITALCAM) realizará a masterclass online Queijos Italianos – Da Sicília ao Valle d’Aosta. O evento integra a programação 2021 do projeto internacional True Italian Taste. O webinar é gratuito e aberto ao público.

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, receberá Paolo Bertholier, chef no Valle d’Aosta e degustador da ONAF (Organização Nacional dos Degustadores de Queijos – em tradução livre do italiano) e também Paola Tedeschi, professora de cultura gastronômica e convidada especial do evento.

O trio mostrará que a produção italiana vai muito além do Parmigiano Reggiano, um dos queijos com certificado de Denominação de Origem Protegida (DOP), que serviu de inspiração para o “tipo parmesão” fabricado no Brasil.

Em todo o território italiano de sul a norte – ou da Sicília ao Vale d’Aosta – há, pelo menos, uma dezena de queijos vinculados às tradições de cada uma das 20 regiões da Itália.

O projeto internacional True Italian Taste é promovido e financiado pelo Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional e executado pela Associação das Câmaras de Comércio Italiana no Exterior (Assocamerestero) em colaboração com a ITALCAM.

Inscrições aqui.

Crédito imagem: Assolatte