Evento da ITALCAM mostra por que produtos DOP, IGP e STG fazem a diferença na enogastronomia italiana tradicional

11/05/2021

Entre informações e receitas, Gerardo Landulfo e Silvia Percussi prometem deixar público com água na boca

Pensando em ressaltar a importância dos selos DOP (Denominação de Origem do Produto), IGP (Indicação Geográfica Protegida) e STG (sigla italiana para Especialidade Tradicional Garantida) concedidos pela União Europeia a produtos agroalimentares, a Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) realiza no próximo 18 de maio um evento exclusivo sobre o assunto.

Graziano Messana, presidente da ITALCAM e entusiasta da cozinha italiana, fará a abertura do evento. As particularidades do tema serão esmiuçadas por Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e Silvia Percussi, renomada chef ítalo-brasileira premiada por seu trabalho na Vinheria Percussi.

A dupla promete surpreender o público com informações e sabores: da cozinha de seu restaurante, Silvia mostrará como produtos DOP, IGP e STG fazem toda a diferença na composição e no sabor dos pratos. Ainda que o evento seja virtual, Silvia garante que o público ficará com água na boca!

Afinal, falar de comida italiana é falar de qualidade. Trata-se de uma cozinha milenar com tradições mantidas há séculos. Não é à toa que muitos dos ingredientes e dos produtos regionais utilizados em pratos típicos são tidos como um “patrimônio” da cultura italiana. Os selos europeus DOP, IGP e STG garantem aos donos de restaurantes e aos consumidores a oferta de produtos de altíssima qualidade com todas as características de origem totalmente preservadas.

A iniciativa integra a programação 2021 do projeto internacional True Italian Taste, do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e da Associazione delle Camere di Commercio Italiane all’Estero (Assocamerestero).