Webinar: Masterclass Formaggi

09/06/2021 - 10:00

Há um ditado popular que garante a existência de uma igreja para cada dia do ano em Roma. Se levarmos esse tipo de conta para o mundo dos queijos, a Itália proporciona um giro pelo país de quase um ano e cinco meses sem repetir o formaggio nosso de cada dia. A ligação quase sagrada dos italianos com esse alimento não aparece somente em termos quantitativos. Dos cerca de 500 tipos de queijos existentes no país, responsáveis por uma produção anual de mais de 1,3 milhão de toneladas, 58 deles recebem selos de certificação da União Europeia: Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (STG). O trio de denominações tutela padrões de qualidade e métodos de elaboração de produtos reconhecidos pelas suas singularidades. No que diz respeito aos queijos, a Itália lidera a lista de certificações na Europa, com três a mais do que a França.

Foi esse cenário que marcou o ponto inicial da masterclass “Queijos Italianos – Da Sicilia ao Valle d’Aosta”, realizada no dia 9 de junho pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM). O evento online integrou a programação 2021 do projeto internacional True Italian Taste, promovido e financiado pelo Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e executado pela Associazione delle Camere di Commercio Italiane all’Estero (Assocamerestero) em colaboração com a Italcam. 

Três especialistas no tema participaram do webinar, aberto pelo presidente da ITALCAM, Graziano MessanaGerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della CucinaPaola Tedeschi, professora de cultura gastronômica, e Paolo Bertholier, chef e degustador da Organizzazione Nazionale degli Assaggiatori di Formaggio (ONAF).