Termas naturais para relaxar na Lombardia
A antiga origem geográfica da Lombardia, com seus vales e montanhas, proporcionou o surgimento de inúmeras termas naturais, cuja temperatura das águas pode variar entre 37°C a 69°C.
Com propriedades curativas, desintoxicantes e relaxantes, as termas lombardas são um reduto de saúde e bem-estar. Mergulhar em suas piscinas de águas quentes, enquanto se observa as belezas naturais ao redor é algo corriqueiro na região. Isso sem falar que os centros termais do território estão equipados com a mais alta tecnologia e conforto, prontos para receber turistas de todos os cantos do mundo.
A seguir, algumas das termas naturais deste território.
1- Valtellina
Terma em Bormio, na Valtellina lombarda / Italia.it
A região da Valtellina é um dos lugares termais mais famosos na Lombardia. Localizada nos Alpes, suas águas são um verdadeiro milagre da natureza: com temperatura entre 37°C a 41°C, brotam de lugares cobertos perenemente pela neve, o que confere magia à esta zona, que permite banhos quentes enquanto se está rodeado por uma paisagem de inverno.
Ao todo, são nove nascentes termais: Pliniana, San Martino, Arciduchessa, Cassiodora, Zampillo dei Bambini, Ostrogoti, Nibelungi, San Carlo e Cinglaccia. Elas abastecem as Termas de Bormio, na cidade homônima e o Gran Hotel Bagni Nuovi, na cidade de Valdidentro. Das duas cidades, Bormio é a mais famosa.
As termas da região têm propriedades relaxantes, desintoxicantes e antiestresse. São indicadas como tratamentos para várias doenças, principalmente às alérgicas.
2- Sirmione
As águas nas Termas de Sirmione podem atingir 69°C / Brescia Tourism
Localizada na região do Lago de Garda, as Termas de Sirmione têm mais de 10 mil anos de história. Sua água, cuja temperatura pode atingir 69°C, é considerada como mineral e pura.
Por ser do tipo sulfurosa salsobromoiódica, as Termas de Sirmione são indicadas para tratamentos respiratórios, osteoarticulares, circulatórios, dermatológicos e ginecológicos. Dentre seus inúmeros benefícios, estão as ações hidratantes, antissépticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
3- Salice
As Termas de Salice estão entre as mais completas do mundo / Cascate del Mulino
Salice Terme é a principal fração do comune de Godiasco Salice Terme, próximo a Pavia. Suas termas são conhecidas desde a época romana, mas somente no século 19 foi criado o primeiro centro termal da região.
As águas locais são de dois tipos: sulfurosas e salsobromoiódica. Por esse motivos, o patrimônio termal de Salice é um dos mais completos do mundo. Enquanto as águas sulfurosas têm indicação para o tratamento de doenças respiratórias e dermatológicas, as do tipo salsobromoiódica são eficientes para patologias reumatológicas.
Com informações de Italia.it, Terme di Sirmione e Italia-Italy.