Museus na Lombardia fora do circuito de massa
Visitar os museus da Lombardia é ir muito além daqueles do turismo de massa, localizados, em sua maioria, em Milão. A região abriga tantos outros, que apesar de serem menos conhecidos, não são menos importantes: também narram a história e o legado lombardo, como o Museu da Marcenaria e o Museu da Civilização Agrícola Lombarda e do Vinho.
Já outros, representam grandes ícones do território, como o Museu Alfa Romeo. Na terra da moda e do design, não poderiam faltar dois representantes no interior: o Museu da Moda e da Roupa e o Museu Internacional do Design Cerâmico, com foco nas peças em faianças.
Há ainda aqueles que apresentam temas curiosos, como o Museu das Cartas de Baralho e do Tarô.
Descubra mais sobre estes incríveis museus:
1- Museo del Falegname
Sala dedicada a meios de transportes em madeira / Museo del Falegname
Inaugurado em 1987 por Tino Sana, o Museu da Marcenaria (ou “del falegname”, em italiano) é um patrimônio cultural lombardo de altíssimo nível. O lugar leva à uma imersão ao mundo da madeira, sempre reforçando sua versatilidade como uma das matérias-primas mais antigas da humanidade: de pequenas ferramentas em oficinas ao uso em grandes máquinas.
Falar em marcenaria é associá-la ao universo rural: móveis e utensílios para casa e ferramentas agrícolas. Mas também ao uso em calçados como o tamanco, e também no entretenimento, com a criação das marionetes.
O museu abriga ainda uma seção dedica aos meios de transporte: vagões, carruagens, trenós, barcos, carros, aviões , além de muitas bicicletas.
O Museo del Falegname possui três andares, distribuídos em 3.500 metros quadrados. Está localizado na cidade de Almenno San Bartolomeo, província de Bergamo.
2- Museo Storico dell’Alfa Romeo
Alfa GP tipo A da coleção de veículos das décadas de 10 a 30 / Museo Alfa Romeo
O Museu Alfa Romeo narra a história da marca, um ícone automobilístico, através de uma variedade de modelos, réplicas, documentos históricos, imagens e vídeos.
A evolução dos veículos Alfa Romeo em termos de design de época, beleza e velocidade pode ser comparada em mais de 110 carros originais, alguns com data a partir de 1910.
O Museo Storico dell’Alfa Romeo fica na cidade de Arese, próximo a Milão.
3- Museo delle Carte da Gioco e dei Tarocchi
A coleção é composta por 5 mil peças e aborda o nascimento e a evolução das cartas de baralho ao longo dos séculos ao trazer peças realmente antigas.
O museu também inclui uma biblioteca com materiais curiosíssimos sobre o tema. O visitante pode ainda conferir um giro virtual pela Europa com objetos relacionados às cartas e jogos de tarô.
O Museo delle Carte da Gioco e dei Tarocchi está localizado na cidade de Capriolo, província de Brescia.
4- Museo di Storia della Civiltà Agricola Lombarda e Museo del Vino
O Museu da Civilização Agrícola Lombarda e do Vinho fica dentro do Castello Procaccini na cidade de Chignolo Po, província de Pavia.
Além de narrar e representar as atividades agrícolas no território lombardo, o local também apresenta a história da vinificação e de todo o seu processo de produção, além da harmonização entre vinhos e alimentos.
Após a visita ao Museo di Storia della Civiltà Agricola Lombarda e Museo del Vino, é possível experimentar os vinhos locais nas imediações do castelo.
5- Museo della Moda e del Costume Mazzucchelli
Museu da Moda e da Roupa Mazzucchelli reúne milhares de peças a partir do século 18/ Museo della Moda e del Costume Mazzucchelli
O Museu da Moda e da Roupa Mazzucchelli possui cerca de 5 mil peças, entre trajes, acessórios, chapéus, lenços, sombrinhas, leques, luvas, joias, roupas íntimas, vestimentas sacras, roupas de trabalho, roupas infantis e de bonecas. Todas as peças datam da metade do século 18 ao século 20, quando surgiu a Alta Moda.
O espaço dedica ainda um núcleo para trajes étnicos dos séculos 19 e 20, além de material iconográfico sobre a evolução das vestimentas modernas.
O Museo della Moda e del Costume Mazzucchelli tem sede na cidade de Ciliverghe di Mazzano, província de Brescia.
6- Museo Internazionale Design Ceramico – Civica Raccolta di Terraglia
O palácio que abriga o Museo Internazionale Design Ceramico é do século 16 / Lombardia Beni Culturali
O Museu Internacional do Design Cerâmico – Coleção Cívica de Faiança dá ênfase a esse material na região de Cerro, província de Laveno Mombello.
Ali estão reunidas obras de artistas importantes, como Giò Ponti, Guido Andlovitz e Antonia Campi. As peças – pratos, serviços de mesa, porta-sombrinhas, grandes vasos, esculturas e painéis em cerâmica- datam de meados do século 19 aos dias de hoje.
O Museo Internazionale Design Ceramico – Civica Raccolta di Terraglia está localizado em um prestigioso palácio do século 16.