Mantova, Pavia, Lodi e Varese: riquezas lombardas

Mais sobre esse projeto

+

A Lombardia reúne tesouros de imenso valor para a humanidade. São obras-primas nas artes, na arquitetura, além de valiosos marcos culturais e de paisagens estonteantes.

Mantova, Pavia, Lodi e Varese são algumas das províncias lombardas a oferecerem tudo isso. Conheça suas riquezas a seguir.

Para saber mais sobre as cidades lombardas, visite o site In Lombardia.

Mantova

Mantova é a maior referência do Renascimento italiano /In Lombardia

Capital Italiana da Cultura 2016, Mantova é a joia do Renascimento da Itália graças ao patrimônio artístico deixado pela família Gonzaga.

Um dos grandes símbolos do período é o Palazzo Ducale com sua Camera degli Sposi, pintada por Andrea Mantegna, que viveu ali durante o século 15. Outro marco mantovano é a Basilica di Sant’Andrea, uma das principais igrejas renascentistas do norte italiano.

Apesar de ter sido projetada em um período histórico anterior ao Renascimento, a Rotonda di San Lorenzo é igualmente importante em termos arquitetônicos e artísticos. Trata-se da igreja mais antiga de Mantova, construída no século 11 em estilo românico.

A cidade de Sabbioneta dividiu o título de Capital Italiana da Cultura com Mantova, por pertencer à mesma província. Também pudera: a cidadezinha foi construída do zero a partir dos princípios de “cidade ideal” proposto pelo movimento Humanista no século 15.

Repleta de obras marcantes, é impossível não visitar em Sabbioneta o Palazzo Te. Construído no século 16 por encomenda de Federico Gonzaga, o palácio é a obra-prima do arquiteto Giulio Romano. Na Sala dei Giganti, há uma esplêndida luta de deuses em forma de afresco.

O Teatro Bibiena também promete deixar seus visitantes boquiabertos. Em estilo rococó, é um dos teatros mais bonitos da Lombardia. No local, um jovem de 15 anos de nome Mozart se apresentou ao piano diante da plateia. Ao redor do teatro, está a rua onde Giuseppe Verdi ambientou a ópera “Rigoletto”.

Para curtir a natureza, nada como visitar o Parco del Mincio, um oásis verde de extraordinária beleza.

Pavia

Ponte Coperto sobre o rio Ticino é símbolo da província de Pavia / In Lombardia

Maior produtora de arroz italiano do país, percorrer a província de Pavia é se deparar com paisagens de arrozais distribuídos em 80 mil hectares de plantação. Um local onde a vida segue a ritmo lento, mas que ainda assim, é repleto de boas surpresas.

A região é uma das principais paradas da Via Francigena, uma das mais antigas rotas religiosas da Europa. Na cidade estão obras magníficas como o Duomo do século 15, que abriga relíquias como as Sante Spine di Cristo (ligada à coroa de Cristo), ou a Certosa, um mosteiro cartuxo em estilo gótico fundado em fins do século 14.

Outro ponto imperdível é a Basilica di San Pietro in Ciel d’Oro. Nela estão guardadas as relíquias de Santo Agostinho adquiridas pelo povo sarraceno – como os antigos cristãos chamavam os árabes e muçulmanos – na Sardenha. Elas estão preservadas em um invólucro de prata da época do rei Liutprando, que governou a Lombardia no século 8. A relíquia é exibida sobre um mármore esculpido em 1362, com cenas da vida do santo.

Pavia oferece muito mais: símbolo da cidade é a ponte que corta o rio Ticino. Seu polo universitário é um dos mais antigos da Europa. Seus museus também fazem a alegria dos apaixonados por cultura: Museu de História Natural, da Técnica Elétrica, da Mineralogia, além do Horto Botânico.

Lodi

Piazza Vittoria em Lodi abriga o Duomo da cidade / In Lombardia

Lodi é uma cidade peculiar. Ali, nenhuma igreja é igual a outra. Para começar, o Duomo tem estilo tipicamente românico. Já o Tempio Civico della Beata Vergine Incoronata é uma obra-prima do Renascimento lombardo. Por sua vez, a Igreja de São Francisco permanece inacabada, com suas janelas gradeadas abertas para o céu. A Igreja de San Filippo Neri é em estilo rococó, enquanto a de Santa Maria Madalena é barroca.

Estar em Lodi é estar em um lugar especial. A Piazza di Lodi está entre as mais belas da Itália, além de ser uma das poucas no mundo com arcadas nos quatro lados.

Por sua vez, dentre as arcadas da Piazza della Vittoria, se percorre o Palazzo Municipal, o Palazzo Vistarini e o Duomo.

Lodi também é a terra da cerâmica. Suas ruas históricas, laboratórios e artesãos mantêm a tradição na confecção de peças com esse material. Seus Museus Cívicos (atualmente, fechados ao público) preservam objetos em cerâmica do século 16.

Quanto às belezas naturais, o Parco Ittico Paradiso tem um ponto de observação da vida subaquática.

Varese

Varese é conhecida como “a cidade dos jardins” / In Lombardia

Na terra ou na água, Varese é repleta de infinitas belezas. É, ao mesmo tempo, a cidade dos lagos e dos jardins.

Nela, importantes lagos glaciais espalham-se por todo o território: Lago Varese, Lago Maggiore e Lago Ceresio.

Os inúmeros jardins à italiana e à inglesa a decorarem residências em Varese deram à ela o apelido de “cidade jardim”. Outros exemplos destas belezas estão no Palazzo Estense, caracterizados por canteiros bem cuidados, espelhos d’água e capelas, e também no Parco di Villa Mirabello, com suas árvores centenárias.

A província é repleta de obras de imenso valor arquitetônico. Uma das mais famosas é o mosteiro de Santa Caterina del Sasso, construído na beira de um rochedo do Lago Maggiore, na cidade de Leggiuno.