Lombardia de bike: passeios para toda a família

Mais sobre esse projeto

+

Rica em trajetos ciclísticos, devido à sua geografia formada por montanhas, vales, lagos, planícies e sítios arqueológicos, a Lombardia possui percursos para todos os gostos e modalidades.

Pensando em pedaladas com a família, onde é possível incluir crianças, selecionamos alguns dos itinerários mais fáceis, mas não por isso, menos sugestivos: todos são ricos em belezas naturais e história.

Para outros roteiros de bicicleta pela região lombarda, acesse o site oficial InLombardia-bike.

1-La Ciclovia del Mincio (MN)

A Ciclovia del Mincio é uma das mais antigas da Itália / Bike Italia

Ciclovia de Desenzano a Mantova, com 43,5km. O percurso, levemente em descida, acompanha o rio Mincio, passando por paisagens rurais, bosques e fontes. É uma das primeiras vias para bicicletas da Itália.

2- Franciacorta (BS)

O roteiro mais fácil da Franciacorta é percorrer a ciclovia de Paratico a Brescia / Italia.it

Pedalar a região dos espumantes da Franciacorta é atravessar estradas em curva e inclinadas, além de vinhedos, paróquias e monastérios.

Para um passeio em família, a dica é percorrer a ciclovia asfaltada que parte de Paratico em direção a Brescia, com 30km. Por este caminho, os ciclistas passam pelo vilarejo de Clusane sul Lago, entram na Riserva Naturale Torbiere del Sebino, repleta de bosques e espelhos d’água e chegam ao famoso monastério de San Pietro, em Lamosa.

3- Sentiero Valtellina (SO)

Existem várias paradas para descanso dos ciclistas no trajeto de Sentiero Valtellina / Italia.it

Por incrível que pareça, é possível pedalar por esta região montanhosa com crianças, através de seus declives e nas áreas planas mais centrais.

A ciclovia, que também pode ser feita a pé, percorre o rio Adda e vai de Bormio à Villa di Chiavenna, passando por Tirano, Sondrio e Morbegno. A trilha, que é repleta de áreas de descanso equipadas, atravessa vários vinhedos em socalcos, até a Riserva Naturale del Pian di Spagna e o Lago Mezzola, que recebe pássaros migratórios.

4- Ciclabile del Chitò (BG)

Ciclovia del Chitò é rica em cursos d’água / Italia.it

Com apenas 4km, esta ciclovia parte de Clanezzo, a 16km de Bergamo, e termina em Strozza. É um percurso fácil, com a pista inteiramente plana, feita em paralelepípedos. Está situado na sede de um antigo canal que alimentava a hidroelétrica de Clanezzo.

Pelo caminho, os ciclistas passam por fontes d’água e bosques sombrios, até chegarem ao Monte Ubione e ao curso aquático Imagna.

5- Ciclabile Villoresi (MB)

Ciclovia Villoresi é próxima a Milão e passa pela cidade de Monza, antes da parada final / Italia.it

Próximo a Milão, pelos campos lombardos, esta ciclovia de 85km é fácil de pedalar por ser plana. Há trechos com asfalto, em terra ou em cascalho. Para facilitar, deve-se partir de Somma Lombardo com destino a Cassano d’Adda.

Mas antes, que tal parar em Monza e conhecer o Parco della Boscherona e o Parco della Regia em Monza, além de seu Duomo e outros pontos turísticos?

6- Ciclabile del Lago di Varese (VA)

O percurso da ciclovia de Varese é cheio das belezas naturais do lago / Italia.it

Esta ciclovia percorre exclusivamente o Lago de Varese e tem 27km. Possui 90% do percurso em asfalto e é quase toda plana. Partindo de Buguggiate rumo a Lido della Schiranna, o trajeto é repleto das belezas naturais do lago.

Outros pontos que valem a pena conhecer são as “geleiras” em Cazzago Brabbia – onde se conservavam os peixes nos meses de verão – e a Ilha Virginia e o Museu Arqueológico, em Biandronno.

7- Ciclabile delle Cittá Murate (CR)

Fortificações antigas e parques são algumas surpresas da ciclovia “delle Città Murate” / Life in Travel

São 38km de ciclovia pelos campos de Cremona. A região é repleta de fortificações importantes, sendo por isso chamada de “Cidade Murada”.

De Pizzighettone a Soncino, com trechos em asfalto e terra, os ciclistas passam pelo rio Serio Morto, pela Antica Strada Regina, pelo Santuario di Ariadello e pela Tombe Morte. O percurso inclui ainda dois parques: o de Valle del Serio Morto e o Valle dei Navigli.