Lagos lombardos: muito além do Lago de Como
A Lombardia é a região italiana dos lagos: são cinco grandes lagos, vários lagos menores e numerosos espelhos d’água na zona alpina. As paisagens belíssimas que os circundam, aliadas à prática esportiva, às termas naturais e, claro, à cultura e enogastronomia locais, atraem turistas de todos os cantos – principalmente para os mais famosos, caso do Lago de Como e Lago de Garda.
Em comum, os lagos lombardos têm origem glacial, resultado da lenta erosão das geleiras alpinas.
Saiba mais sobre estas maravilhas da Lombardia.
Grandes lagos
Dos cincos grandes lagos, apenas dois estão completamente em território lombardo: o Iseo e o Lario.
1- Lago Iseo (ou Sebino)
Lago Iseo é o menor dos Grandes Lagos na Lombardia / Unplash
Localizado entre as províncias de Bergamo e Brescia, é o menor dos Grandes Lagos lombardos. Nele está o Monte Isola, a maior ilha lacustre da Itália. O Lago Iseo também inclui as ilhas de Loreto e San Paolo. Faz fronteira com a reserva natural de Torbiere Sebine.
2- Lago Lario (ou Lago de Como)
Lago de Como lombardo possui uma das paisagens lacustres mais bonitas do mundo /Unplash
Impossível falar dos lagos lombardos e não citar o Lago de Como. Afinal, é o mais famoso do território e também o mais desenvolvido economicamente. Suas paisagens lacustres estão entre as mais admiradas do mundo, principalmente aquelas na altura da bacia de Tremezzina, com a península de Bellagio e o promontório de Menaggio, na divisa das cidades de Varenna e Lecco.
Sendo assim, atrai uma multidão de turistas todos os anos, que além das belezas naturais, também se encantam com o charme das pequenas cidades que o rodeiam, como Cernobbio, Brienno, Laglio, Moltrasio, Argegno, Torno, Lezzeno. Outro atrativo são seus casarões: Villa Olmo, Villa Saporiti, Villa Gallia e Villa Paravicini.
Os três lagos a seguir pertencem parcialmente à Lombardia:
3- Lago de Garda (ou Benaco)
Vista do Castelo Scagligero, em Sirmione, no Lago de Garda lombardo / Unplash
É o maior lago italiano. Está situado em três regiões: Lombardia, Veneto e Trentino-Alto Adge.
A parte pertencente à Lombardia, com fronteira ao Trentino-Alto Adge, é riquíssima em residências históricas, jardins e castelos. Em Alto Garda, na cidade de Gardone Riviera, está o Vittoriale dos italianos: trata-se de uma mansão monumental construída pelo poeta Gabriele D’Annunzio.
Outro ponto importante da região é a cidade de Sirmione, ao sul. Ali está o Castelo Scagligero, cujas muralhas avançam pelas águas do lago.
O Lago de Garda é ainda cercado por cultivos que se tornaram marcas na paisagem local, tais como limoeiros, oliveiras, parreiras e palmeiras, o que confere, muitas vezes, um aspecto mediterrâneo a muitas de suas praias.
4- Lago Maggiore (ou Verbano)
Mosteiro de Santa Caterina del Sasso no Lago Maggiore /unplash
É o segundo maior lago italiano em superfície. Além da Lombardia, se estende pela região do Piemonte e pela Suíça.
Na parte leste lombarda, até a fronteira suíça, estão os famosos golfos de Laveno e Luino, o mosteiro de Santa Caterina del Sasso no rochedo à beira do lago e a imponente fortaleza de Angera, que há quase mil anos domina a paisagem da parte baixa do Lago Maggiore.
5- Lago de Lugano (ou Ceresio)
Lago de Lugano lombardo é rodeado por picos e vegetação abundante /unplash
A maior parte deste lago está em território suíço. No entanto, pertencem ao lado italiano, na Lombardia, apenas a margem ocidental entre Ponte Tresa e Porto Ceresio, as regiões de Valsolda, Porlezza e Campione d’Italia.
Rodeado por altos picos, o Lago de Lugano apresenta uma alternância de costas íngremes e nuas, com vegetação suave e abundante.
Lagos menores
Dentre os pequenos lagos lombardos, estão:
1- Lago d’Idro (ou Eridio)
Devido às brisas alpinas, Lago d’Idro é frequentado por praticantes de vela e windsurf /Brescia Tourism
É o maior dentre os pequenos lagos na Lombardia, além de deter a maior altitude entre os lagos pré-alpinos na região. Localizado na província de Brescia, na fronteira com a província autônoma de Trento (em Trentino-Alto Adge), tem forma alongada e é rodeado por montanhas.
Ignorado pelo turismo de massa, o Lago d’Idro é muito procurado pelos entusiastas da vela e do windsurf pelo vento constante, criado pela canalização das brisas alpinas entre as suas paredes, o que favorece a prática destes desportos náuticos.
2- Lago de Varese
Lago de Varese é o principal da região de Varesotto /In Lombardia
É o principal dentre os lagos da região de Varesotto (Monate, Comabbio, Biandronno, Ghirla, Ganna, Delio).
Sua bacia hidrográfica é cercada por colinas verdes e jardins, que por sua vez, termina na pequena ilha de Virginia, um lugar de assentamentos pré-históricos.
3- Lagos da Brianza
Lagos da Brianza reúne cinco espelhos d’água com ecossistema variado /Paesi on Line
Constituído pelos lagos Annone, Pusiano, Alserio, Montorfano e Segrino, é uma região que engloba um ecossistema muito particular, devido à presença de bosques, charnecas e pântanos.