Inverno na Lombardia: além do esqui
Nem só de esqui vive a Lombardia durante o inverno. Apesar da região ser famosa por este esporte ao atrair praticantes das mais diversas modalidades para as suas pistas nos Alpes, o território também oferece outras alternativas interessantes.
São atividades para ficar na memória, como uma caminhada na neve com degustação de delícias lombardas sob a lua cheia, ou ainda, uma divertida corrida com trenós puxados por cães siberianos. Tem também a clássica patinação sobre um lago congelado, rodeado por bosques de abetos. Já quem curte adrenalina, voar suspenso por uma corda a 100 quilômetros por hora pela Valtellina não irá decepcionar.
Confira a seguir diversas opções para curtir o inverno lombardo. As dicas são do portal In-Lombardia.
1- Snowshoeing ao luar
“Snowshoing ao luar” é oferecido em Vezza d’Oglio / L’Eco di Bergamo
No inverno, muitos vales lombardos recebem grupos organizados de snowshoeing, uma modalidade esportiva de caminhada com raquetes de neve (um tipo de calçado para caminhar sobre a neve). A atividade está disponível para os períodos diurno e noturno e pode ser praticada por famílias com crianças. Durante o percurso, são distribuídas raquetes de neve e organizadas degustações de produtos da região.
Uma curiosidade do snowshoeing na Lombardia são os eventos dedicados à lua cheia. Um deles é o “Snowshoeing ao luar”, cujas caminhadas anuais acontecem em Vezza d’Oglio, no resort de Adamello Ski.
2- Sled dog
Centros especializados oferecem passeios e cursos de sled dog na Lombardia / In-Lombardia
Que tal andar em um trenó puxado por cães siberianos? Na Lombardia é possível e você ainda pode ser o condutor!
A região oferece centros especializados no esporte, como a Husky Village, em Valdidentro, na Valtellina, e a Scuola Italiana Sled Dog em Ponte di Legno-Tonale. Ambas realizam excursões para adultos e crianças em um trenó com dois a quatro cães, acompanhados por um instrutor. Para quem deseja se tornar um “musher”, ou um condutor especializado, as escolas também oferecem cursos na área.
3- Patinação no gelo ao ar livre
Montecampione é a recomendação de destino para quem quer patinar ao ar livre na Lombardia / La Tua Italia
Patinar no gelo é algo que agrada pessoas de todas as idades. Mas e se essa atividade for praticada ao ar livre, em um belíssimo lugar? Na Lombardia, você encontra vários destes locais. Um deles, está no vilarejo de Montecampione, na Valcamonica. O município, com seus bosques de abetos, oferece um panorama espetacular para a patinação que segue até o Lago d’Iseo. Todo ano, um pequeno lago se transforma em pista de patinação no centro da cidade, onde é possível alugar patins.
4- Snow tubing
Snow tubing agrada crianças e adultos na Lombardia / In-Lombardia
Outra diversão garantida na Lombardia durante o inverno é o snow tubing, ou “rafting na neve”. O esporte consiste em deslizar em um bote de borracha, chamado de “snow-tube”, por uma pista especial com parabólicas e saltos. Há uma variante do tubo de neve para crianças a partir dos 3 anos. A região da Valtellina e o resort Adamello Ski oferecem a brincadeira.
5- Voar sobre a Valtellina
Fly Emotion na Valtellina é perfeito para quem curte adrenalina / Valtellina.it
Preso por uma corda de aço atrelada a um carrinho, você voará, em total segurança, pela região da Valtellina lombarda. A atividade é pura adrenalina ao permitir voos que chegam a 100 quilômetros por hora, enquanto percorre matas e riachos do Vale do Bitto. No inverno, a melhor época para desfrutar do Fly Emotion é durante os picos de neve em dezembro e janeiro.
O centro Fly Emotion em Albaredo per San Marco, na Valtellina, promove a atividade, que pode ser praticada por adultos e crianças.