Festas medievais na Lombardia
Nos meses mais quentes do ano – entre maio a agosto -, a Lombardia é tomada por uma diversidade de eventos que celebram feitos históricos da região.
Muitos estão relacionados a batalhas medievais vencidas pelo povo lombardo. Assim, é comum que estas festividades evoquem capitães e cavaleiros da Baixa Idade Média, com representações de suas vestimentas, armas e carruagens, além, é claro, de representar todo o significado conceitual do momento histórico através de missas, bênçãos e corridas.
A seguir, algumas festas tradicionais que retornaram em 2022, após a pandemia da covid 19. Para acompanhar a divulgação do calendário 2023, acesse o site oficial de turismo do governo lombardo, In Lombardia, de onde foram tiradas as informações abaixo.
Palio del Carroccio
Carroccio puxado por bois brancos com os emblemas da Liga Lombarda / In Lombardia
Que tal ver de perto uma batalha medieval? Na cidade de Legnano, província de Milão, o Palio del Carroccio revive a famosa batalha do ano de 1176, quando algumas comarcas aliadas da Liga Lombarda derrotaram o exército de Barbarossa – o imperador do Sacro Império Romano-Germânico Federico Barbarossa tentava o domínio do vale padano lombardo.
Este ano, a festa aconteceu em maio e representou em detalhes o momento histórico: apresentação dos capitães do Palio e bênção nos cavaleiros e cavalos. A seguir, saída do desfile histórico, com mais de 1000 figurantes em trajes inspirados nas roupas da época. Puxado por seis bois brancos, surge o Carroccio – uma grande carruagem medieval com os emblemas das cidades da Liga- e, por fim, a Companhia da Morte, liderada pelo lendário capitão Alberto da Giussano.
Os momentos mais emocionates do evento são as honras no Carroccio, a passagem da Companhia da Morte e o Palio, a representação da batalha entre os cavaleiros de oito cidades, cada uma representando uma área da vida medieval.
Palio degli zoccoli
Corrida com “zoccoli” relembra a batalha de 1277 / In Lombardia
Em junho aconteceu a 32ª edição do Palio degli zoccoli, em Desio, província de Milão, que evoca a histórica batalha de 1277 entre os nobres Visconti e Della Torre. “Zoccoli”, que aqui significa “tamancos”, se refere a uma desafiadora corrida com tamancos de madeira. Isso porque, segundo a lenda, antes da batalha, as pessoas eram proibidas de usar sapatos para não perturbar a tranquilidade e a caça de Napo Della Torre. Foi então os Visconti que permitiram o uso de tamancos, a cujo clamor festivo os habitantes de Desio acolheram Ottone Visconti.
Além da corrida, o tradicional evento ainda inclui procissão histórica, exposição de falcoeiros e esgrima medieval.
Jogos históricos e torneios no Palio dei Castelli
Corrida dos “bottari” no Palio dei Castelli / Varese News
Em julho, a cidade de Castiglione Olona, província de Varese, recebeu o Palio dei Castelli, uma histórica procissão com mais de 250 figurantes em trajes de época, músicos e hasteadores de bandeira que desfilam pelo antigo vilarejo. Há ainda a corrida dos “bottari” com suas “botti” (barris), que percorrem as ruas medievais até o Castelo de Monteruzzo para receber o “drappo” – mortalha com tecido de luxo.
Na edição deste ano, o Palio dei Castelli contou com a volta do T orneio Leão de Prata, uma emocionante competição histórica de esgrima.