CORSO BAI – BUSINESS AMBASSADOR ITALCAM
O Curso promove iniciativas que visam a cooperação entre empresas brasileiras e italianas, colaborando com as autoridades competentes para uma adequada regulamentação das atividades de cooperação, através de parcerias com instituições italianas e brasileiras que operam nos respectivos territórios de referência.
O projeto BAI, Embaixador Empresarial Italcam, em colaboração com a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Ítalo-Brasileira de São Paulo, visa formar freelancers aptos a apoiar a internacionalização de empresas. O programa de Seminários foi pensado, planejado e, portanto, proposto de forma a permitir que os freelancers, que pretendem aprofundar e/ou alargar os seus conhecimentos sobre as matérias já abordadas no quotidiano, possam melhorar a sua posição no mercado de trabalho trabalho e consequentemente as suas competências profissionais.
Além disso, pretende-se ainda através deste projeto transferir aos alunos a capacidade de elaborar um conjunto de atividades a partir de capacitações atrativas às empresas, capazes de oferecer uma oferta de serviços que sustentar e apoia a empresa na exportação de seu produto ou serviço. Daí um sistema integrado de serviços reais aplicado ao comércio exterior.
Este é o objetivo do Seminário para o desenvolvimento do sistema produtivo territorial e da formação de freelancers denominados Italcam Business Ambassadors a quem cabe as competências relacionadas com o governo, a gestão de consultores para a internacionalização do negócio, e o apoio à implementação nas Empresas para o venda de seus produtos e serviços.
O objetivo do Seminário é também sensibilizar os participantes para a importância de uma abordagem sistemática da estratégia de internacionalização, proporcionando-lhes não só as ferramentas conceituais, mas também alguns métodos concretos para responder (ou pelo menos se preparar para responder) de forma eficaz às questões críticas para o sucesso empresarial do mercado brasileiro.
Todos os módulos do Seminário são tratados com alternância correta entre premissa “técnica” e casos práticos, justamente para fazer o participante apreender de imediato a correspondência plena do que é ilustrado com a realidade de trabalho do Brasil. O processo de formação deve ser visto como uma experiência de aprendizagem global e envolvente que leve à reelaboração do conjunto de conhecimentos teórico-práticos que o Embaixador de Negócios da Italcam deve conhecer para fazer frente ao complexo papel de intermediário entre a Empresa, o sistema do país e o cliente ou parceiro potencial.