3 cidades na Lombardia fundamentais para visitar
Terra de contrastes e de muitas riquezas históricas, artísticas e naturais, algumas cidades lombardas ganham ainda mais visibilidade a nível europeu pela conservação de seu patrimônio. Bergamo, Brescia e Monza estão entre elas.
Conheça o que há de melhor e de mais curioso em cada uma a seguir.
Bergamo
Vista panorâmica de Bergamo / In-Lombardia
Bergamo é uma cidade de opostos: enquanto Bergamo Baixa representa o que há de mais moderno no município, Bergamo Alta é o símbolo de seu passado glorioso. Ambas são fascinantes e fazem da localidade uma das principais referências na Lombardia para o turismo. Para ir de uma a outra, basta ter fôlego para percorrer as centenas de degraus da escadaria que as interliga ou pegar o bondinho que passa sobre a velha muralha veneziana da cidade, patrimônio mundial da Unesco.
Em Bergamo Baixa, impossível não percorrer o Centro Piacentiano, onde está a principal rua de comércio da cidade, a Sentierone. Outra parada imprescindível é o Teatro Gaetano Donizetti. Construído no século 18, o local é uma das principais casas de ópera lombardas e recebe importantes festivais líricos e de jazz. Já as igrejas de San Bartolomeo, Santo Spirito e San Bernardino contêm, cada uma, um maravilhoso retábulo do pintor renascentista Lorenzo Lotto, além de outras obras-primas.
Piazza Vecchia em Bergamo é uma das mais bonitas da Europa / In-Lombardia
Em Bergamo Alta, descer a pé ou com o elevador a Torre Campanaria – também conhecida como Campanone – levará o turista ao coração da Cidade Alta. Dali se contempla a região com uma vista panorâmica de 360º de tirar o fôlego. Uma das praças mais bonitas da Europa, a Piazza Vecchia, é rodeada de construções medievais, como o Palazzo della Ragione ou o Museu Interativo do século 16. E o que falar da Basilica di Santa Maria Maggiore, com uma coleção importante de obras de arte, como a “Tarsie del coro”, de Lotto?
Outros destaques desta encantadora cidade são o Horto Botânico Lorenzo Rota, as Termas de San Pellegrino, o Observatório Astronômico e seus lindos vilarejos, como Clusone.
Brescia
Contraste entre as duas catedrais de Brescia / In-Lombardia
Brescia é a cidade das duas catedrais: o Duomo Vecchio e o Duomo Nuovo. Estando um ao lado do outro, é possível comparar suas belezas arquitetônicas e o rico patrimônio artístico que ambas preservam.
Seu centro histórico não apenas é Patrimônio Mundial da Humanidade, como também é intitulado “Lombardos na Itália: lugares de poder”. Isso porque ali está o foro romano, uma das maiores e mais bem conservadas construções da época romana. Já a basílica local é um importante exemplo de arquitetura da Alta Idade Média.
Próximo à cidade de Brescia, na região de Franciacorta, são produzidos um dos melhores espumantes do mundo / In-Lombardia
No Castello di Brescia, além de dois museus históricos, o visitante se encantará com a vista extraordinária na parte mais alta de sua colina.
A cidade também possui o Museu Mille Miglia, um espaço dedicado à legendária corrida automobilística de carros históricos, com alguns bons exemplares de época.
Para relaxar, nas redondezas de Brescia estão os belíssimos Lago d’Iseo e Lago di Garda, bem como, os maravilhosos vinhedos da Franciacorta, com um dos melhores espumantes do mundo.
Monza
GP da Itália de Fórmula 1 ocorre no Autódromo de Monza / In-Lombardia
Monza é a cidade da velocidade. Nela está o Autódromo Nacional de Monza, um dos circuitos permanentes mais antigos do mundo. O local também recebe inúmeros eventos automobilísticos, mas o mais importante é, sem dúvidas, o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, que ocorre desde 1922.
Para quem gosta de tranquilidade, o Parco di Monza é o local perfeito. O parque é um dos maiores da Europa e chega a fazer fronteira com os comunes de Lesmo, Villasanta, Vedano al Lambro e Biassono. Nele estão antigos moinhos e diversas instalações artísticas, além do Autódromo já citado. Ao lado do jardim da Villa Reale, forma um imenso pulmão verde do ponto de vista ambiental e histórico.
Parque de Monza é um dos maiores da Europa / In-Lombardia
Falando na Villa Reale di Monza, trata-se de uma construção imponente em estilo neoclássico a pedido da imperatriz da Áustria Maria Tereza. Além de seu belíssimo jardim, no local estão a Cappella Reale e o Teatrino di Corte.
Os museus da cidade preservam grandes tesouros. No Museo e Tesoro del Duomo estão relíquias da rainha lombarda Teodolinda. A Cappella degli Zavattari, no Duomo, traz 45 cenas restauradas que contam a história de Teodolinda. São afrescos datados a partir de 1444 em estilo gótico. Já os Musei Civici di Monza recebem concertos que narram a história da cidade.