Workshop gratuito sobre Dieta Mediterrânea na Fispizza

04/05/2009

Nos dias 04 a 07 de maio, a consagrada Dieta Mediterrânea invade a Fispizza – Feira Internacional da Indústria, Suprimentos, Tecnologias e Serviços para Pizzarias e Cantinas – no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comercio, Indústria e Agricultura realiza workshop gratuito, com o apoio da Barilla, no Spazio SINDAL, onde serão apresentados o Projeto "A Pizzaria Ideal" e "A Cantina Ideal", de autoria do Amaury Pelloso.

As aulas serão ministradas por uma nutricionista que, além de receitas, passará informações básicas sobre saúde, nutrição e gastronomia, demonstrando como a Cozinha Mediterrânea pode fazer parte da mesa dos brasileiros. Cada aula tem duração de duas horas e é gratuita. Ao final, é realizada uma degustação dos pratos preparados e sorteio de brindes.

Reconhecida pela combinação bem-sucedida entre paladar saboroso e efeitos saudáveis, a Cozinha Mediterrânea se caracteriza pela abundância de cereais (massa, pães, polenta), verduras, legumes e frutas (frescas e secas); pelo uso do azeite de oliva como principal fonte de gordura e pelo moderado consumo de produtos de origem animal. Rica em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras e pobre em ácidos graxos saturados, a Cozinha Mediterrânea faz com que os povos da região apresentem os mais baixos índices de infarto e derrame do mundo e as mais altas taxas de expectativa de vida.

A Itália, por exemplo, ocupa o primeiro lugar em longevidade na Europa, com uma expectativa de vida de 76 anos para os homens e de 82 para as mulheres (no Brasil, a expectativa média de vida é de 67,7 anos).

Sucesso de público

Em 2008 foram realizadas um total de 100 aulas no período de fevereiro a novembro, com a participação de 3500 pessoas. As aulas foram realizadas nas seguintes lojas: Extra, Pão de Açúcar, Sam's Club, Wal Mart, Makro, Carrefour, Sonda, Sociedade Esportiva Palmeiras, Câmara Italiana de Campinas, nas cidades de São paulo, Grande ABC, Campos de Jordão, São José dos Campos, Campinas e Jundiaí.

Por que Gastronomia é Cultura?

• Responsável por 70 % do PIB Turístico das nações;
• Dos 1,1 Milhão de empresas ligadas ao Turismo, estima-se que deste montante 760 mil sejam do setor gastronômico;
• Maior gerador de empregos no turismo mundial;
• Incentivo às manifestações culturais, através de exposições, workshops e apresentações públicas gratuitas durante o Festival.

Quem somos

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura é uma associação sem fins lucrativos que reúne mais de 1.000 sócios, entre pequenas, médias e grandes empresas. Está presente em todo o Estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás e Tocantins, num total de 75 delegados.

Foi fundada em 1902, por um grupo de banqueiros, comerciantes e industriais italianos com a finalidade de estreitar as relações comerciais entre empresas brasileiras e italianas. Hoje, ocupa um lugar de destaque entre as 70 câmaras italianas no mundo, estando entre as 10 mais importantes.

Conheça nosso site e saiba mais sobre a Italcam: www.italcam.com.br

Para uso do Jornalista:

Jornalista Responsável: Fernando Galuppo – Assessor de Imprensa Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio

E-mail: imprensa@italcam.com.br

Tel: 11 – 3179-0130 e 8199 0957