Vendas de açúcar da Copersucar caem 15,3% na temporada 2014/15
23/06/2015
A Copersucar, maior comercializadora global de açúcar e etanol, vendeu 7,2 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2014/15, queda de 15,3 por cento ante a temporada 2013/14, informou a empresa nesta terça-feira. Do total da temporada 14/15, 5,5 milhões de toneladas de açúcar foram destinadas à exportação, e 1,7 milhão foram comercializadas no mercado interno. O total vendido ao exterior sofreu uma queda de 19,1 por cento na comparação com a temporada 13/14, quando as exportações haviam sido de 6,8 milhões de toneladas. Já as vendas domésticas ficaram estáveis. No etanol, a Copersucar comercializou diretamente 4,3 bilhões de litros em 2014/15, sendo que 3,8 bilhões de litros foram vendidos no mercado doméstico. A companhia não informou a comparação com a temporada anterior.
Já a controlada Eco-Energy Biofuels, comercializadora e operadora logística de etanol nos Estados Unidos, que responde por 47 por cento das receitas da Copersucar, elevou suas vendas de etanol em 14,7 por cento nesta temporada, para 7,8 bilhões de litros. "Somadas à comercialização de etanol diretamente pela Copersucar, as operações conjuntas representam uma participação de 11 por cento no mercado global do biocombustível", destacou a empresa em nota. A Copersucar fechou a temporada 14/15 com prejuízo de 8,4 milhões de reais, ante um lucro de 78,6 milhões no período anterior. "O resultado reflete as dificuldades conjunturais do mercado e da economia brasileira, e ainda representa uma rentabilidade abaixo do potencial da companhia", disse na nota o presidente do Conselho de Administração, Luís Roberto Pogetti. Em outubro de 2014, a Copersucar começou a operar a Alvean, uma joint venture com a Cargill para comercialização global de açúcar. "A originação de açúcar e o atendimento aos clientes no mercado internacional passaram a ser desempenhados pela Alvean, apoiada em uma nova estrutura global, composta por bases operacionais em dez países, entre eles o Brasil", destacou a Copersucar. "Entendemos que a safra 2014/15 foi um ano de transição, que consolidou fundamentos importantes na nossa estratégia de crescimento. A consolidação do nosso modelo de negócio já configura novas alavancas de rentabilidade", disse Pogetti, comentando a criação da Alvean e os resultados financeiros da Copersucar.
Fonte: DCI