Valorização da moeda prejudica metade das empresas exportadoras

28/08/2008

São Paulo, Brasil, 27 Ago (Lusa) – A valorização de quase 20 por cento da moeda brasileira em relação ao dólar norte-americano, nos últimos doze meses, já prejudicou pelo menos metade das empresas exportadoras do Brasil, segundo um estudo hoje tornado público.

A valorização do real tornou os produtos brasileiros mais caros, o que diminuiu a competitividade nos mercados internacionais, de acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade patronal do sector.

O estudo indica igualmente que a valorização do real diminuiu o preço dos produtos importados, no mercado brasileiro, o que contribuiu para o aumento da concorrência e prejudicou as vendas de 74 por cento das pequenas empresas.

O aumento da concorrência interna, resultado de produtos importados mais baratos, afectou igualmente 67 por cento das médias e 49 por cento das grandes empresas brasileiras.

Os sectores mais prejudicados são têxtil, vestuário, calçados e equipamentos hospitalares de precisão, sublinhou o estudo.

A diminuição das exportações já afectou 46 por cento das empresas médias, 42 por cento das pequenas e 37 por cento das grandes empresas brasileiras.

Na tentativa de manter os seus preços competitivos no mercado internacional, 78 por cento das empresas tiveram que adoptar medidas como diminuição dos custos e aumento da qualidade dos produtos.

O estudo da CNI foi realizado com 1.564 empresas brasileiras, entre os dias 26 de Julho a 06 de Agosto, sendo 885 pequenas, 458 médias e 221 grandes companhias.

 

 

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MAN. Lusa/Fim