União Européia elege Brasil Parceiro Cultural em 2008
09/01/2009
O Brasil foi um dos países escolhidos pela União Européia (UE) para participar do Programa de Cooperação Cultural da União Européia e com isso uma verba de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 2,6 milhões) será repassada pela Comissão Européia ao Brasil para a realização de projetos culturais.
Um edital foi lançado para a apresentação desses projetos até o dia 1 de junho próximo. Com o lançamento dessa convocatória, a expectativa é de que sejam apresentados projetos e sugestões que apóiem a cooperação cultural e proporcionem intercâmbios culturais entre a UE e o Brasil.
Os projetos escolhidos serão contemplados com o valor máximo de 200 mil euros (cerca de R$ 320 mil) e deverão ser apresentados por um cosórcio composto por um mínimo de três instituições de três pa[íses-membros da União Européia, associados ou em processo de adesão à UE, além de uma entidade do Brasil. As atividades previsats nos projetos dever|ao ser realizadas entre o segundo semestre de 2008 e dezembro de 2010.
O Programa de Cooperação Cultural da União Européia foi lançado em 2000 e teve sua primeira chamada a um país terceiro em 2004, quando foi escolhida a Rússia, seguida pelo Japão (2005-2006), China e Índia (2007-2009).
Segundo o Ministério a Cultura, a escolha do Brasil como parceiro do Programa de Cooperação Cultural da UE em 2008 mostrou-se oportuna devido à convergência de interesses em promover a implementação da convenção da UNESCO sobre diversidade cultural e ao lançamento da Parceria Estratégica União Européia-Brasil, em julho de 2007, em Lisboa.
Os procedimentos e os formulários de apresentação de projetos poderão ser acessados em português no endereço: http://eacea.ec.europa.eu/culture/calls2008/strand_1_3/index_en.htm
Fonte:
Euronotas Brasil