TV por assinatura cresce na ‘onda’ da banda larga
09/01/2009
Nunca tantos televisores estiveram conectados a serviços pagos como neste ano. Segundo levantamento da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), o número chegou a 4,22 milhões de assinantes no segundo trimestre do ano – aumento de 11% em comparação a igual período de 2005. Um crescimento recorde.
O avanço do setor se justifica por dois motivos: popularização de internet banda larga para uso residencial (serviço oferecido por algumas operadoras) e Copa do Mundo, que tradicionalmente amplia a base de clientes das companhias de TV fechada. Enquanto isso, o uso de conexão de alta velocidade em computadores acrescentou crescimento de 25% no acumulado de abril a junho contra o mesmo período anterior – próximo a 790 mil usuários.
O atual crescimento do setor contrata com a crise enfrentada a partir de 2000, quando a evolução anual não passou de 1% durante quase cinco anos. O período de vacas magras levou muitas companhias do setor a buscar alternativas para se manter vivas no mercado – muitas deixam o país, reduziram os preços da assinatura e lançaram pacotes populares, de olho nas famílias de baixa renda.
Prova de que o setor de TV por assinatura vive uma fase de recuperação é o balanço da Vivax, divulgado sexta-feira. A segunda maior operadora de TV a Cabo do Brasil – e a maior em atuação no Grande ABC – em número de assinantes fechou o segundo trimestre de 2006 com receita líquida de R$ 79,7 milhões, um aumento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A forte expansão da base de assinantes de TV por assinatura e de internet banda larga impulsionou a receita bruta que obteve um crescimento de 21,1%, chegando a R$ 92,8 milhões no segundo trimestre de 2006. Destaque para a receita bruta proveniente dos serviços de dados (inclui os serviços de internet e aluguel da rede de fibra óptica), que atingiu R$ 30,3 milhões, o que representa um crescimento de 40,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita bruta dos serviços de TV por Assinatura somou R$ 57,8 milhões, um crescimento de 13,2% em relação ao segundo trimestre de 2005.
Desempenho – A estratégia da Companhia de aumentar a penetração de produtos combinados (TV a cabo e internet banda larga) resultou num crescimento de 62,9% de assinantes desse serviço, encerrando com 82.730 assinantes de produtos combinados, ante os 50.797 assinantes do mesmo período do ano anterior.
Essa iniciativa provocou um aumento significativo na base de assinantes totais, no primeiro semestre de 2006, fechando com 336.158 assinantes, um crescimento de 14,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que era de 293.190 assinantes.
A Vivax dedicou 15,2% de sua receita bruta do trimestre para investimentos, num total de R$ 14,1 milhões. O alvo ficou na expansão da base de assinantes.
Fonte:
Hugo Cilo
Diário do Grande ABC