Transferência tecnológica é destaque em visita de italianos
09/01/2009
A transferência tecnológica, principalmente na área da agropecuária, foi destaque na visita da comitiva de empresários italianos às instalações da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e aos laboratórios de pesquisa da UnitinsAgro – Complexo de Ciências Agrárias, neste sábado, 16, em Palmas. Segundo o reitor da Unitins, Humberto Falcão, o grupo sinalizou positivamente a possibilidade de enviar equipamentos para o curso de Tecnologia em Mineração, através da Universidade de San Marino.
De acordo com o diretor da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Giuseppe Lantermo Di Montelupo, que acompanhou a comitiva, os italianos já trouxeram na bagagem sementes de girassol e, em breve, deverá vir para os laboratórios da Unitins material genético de mamona, produzido na Itália. A pró-reitora de Pesquisa da Unitins, Antônia Custódia Pedreira, explicou que essa transferência tecnológica é muito bem-vinda para a produção agropecuária tocantinense. “Além da troca de conhecimento técnico, temos grandes chances de atrair investidores para nosso Estado”, disse Custódia.
A missão visitou os laboratórios de pesquisa da UnitinsAgro e degustou alguns produtos desenvolvidos pelos pesquisadores, como biscoito de babaçu e geléia de mel. “Este foi apenas um primeiro contato com os empresários italianos. No entanto, abriu um enorme horizonte de possibilidades”, disse Humberto Falcão, acrescentando que o grupo ainda revelou interesse em firmar futuros convênios para a instalação de novos cursos tecnológicos na Instituição, a exemplo do bem sucedido Tecnólogo em Mineração.
Missão
A missão chegou ao Tocantins nesta sexta-feira, 15, e permanece no Estado até este domingo, 17. Os italianos irão conhecer as potencialidades do mercado agrícola e pecuário da Capital e do interior do Estado para futuros investimentos.
A vinda do grupo italiano foi acordada durante a visita do diretor Giuseppe Lantermo Di Montelupo, que esteve nos laboratórios de pesquisa da UnitinsAgro, em janeiro deste ano. A missão deve firmar um protocolo de intenções e ações com a Unitins.
A comitiva italiana é formada pelo diretor da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, Giuseppe Lantermo Di Montelupo e pelos empresários Lucio Baleani, Eugenio Tassinari, Terenzio Ciculi, Domenico Laureti, Massimo Cino e Franco Carbone.
Fonte:
a noticia