Toyota supera GM como maior montadora de automóveis do mundo

09/01/2009

O grupo japonês Toyota se tornou no primeiro trimestre de 2007 a maior montadora de automóveis do mundo, superando a concorrente americana General Motors (GM) em vendas e em produção.

A empresa japonesa anunciou nesta terça-feira que vendeu 2.348.000 veículos em todo o planeta no primeiro trimestre de 2007, superando assim a GM, que registrou vendas de 2.260.000 automóveis, como número um mundial em vendas.

A Toyota também superou a GM em produção no primeiro trimestre, já que 2.367.000 veículos saíram de suas fábricas, contra 2.335.000 da empresa com sede em Detroit.

No final de dezembro, a Toyota anunciou a meta de produzir 9.420.000 veículos em 2007, o que deve permitir à empresa manter por algum tempo o novo título de número um mundial à frente da General Motors.

O grupo com sede em Toyota City, perto de Nagoya (região central do Japão), que controla 15,7% do mercado americano, deve seu êxito aos sólidos resultados comerciais nos Estados Unidos, onde seus veículos de baixo consumo – em particular os modelos híbridos, dos quais a montadora é pioneira – registram ótimas vendas nos momentos de alta dos preços dos combustíveis.

Todos os analistas esperavam que a Toyota, que goza de enorme sucesso nos Estados Unidos, onde os fabricantes locais atravessam dificuldades, assumisse a posição de liderança no decorrer de 2007.

“Era quase certo que a Toyota se tornaria o número um mundial este ano em termos de vendas de unidades. Em termos de lucros e de balanço, a Toyota já é o fabricante mais forte do mundo há muito tempo”, explicou à AFP Tatsuya Mizuno, analista da Fitch Ratings em Tóquio.

O grupo deve anunciar em 9 de maio o quinto lucro líquido recorde consecutivo, desta vez para o exercício 2006-2007, que se encerrou em 31 de março. O lucro de exploração deve ser superior dois trilhões de ienes (12,5 bilhões de euros ou 16,97 bilhões de dólares), um nível jamais alcançado antes por uma empresa japonesa em qualquer setor.

Já a GM sofreu um prejuízo de dois bilhões de dólares em 2006, por causa dos fortes gastos de reconstrução na América do Norte, onde o grupo pretende suprimir 35.000 postos de trabalho.

Mas para o novo líder mundial, que em 2007 completa 70 anos, o resultado deve ser comemorado com modéstia.

“Existe um conto sobre três dentistas: o primeiro diz que é o melhor dentista do mundo. Outro diz que é o melhor dentista do país. O terceiro diz que é o melhor dentista da cidade”, declarou em março Akio Toyoda, vice-presidente do grupo e descendente dos fundadores da Toyota, em uma entrevista ao jornal econômico Nikkei.

“Finalmente os pacientes elegem o melhor dentista da cidade. Eu sempre digo: sejamos o melhor fabricante de automóveis da cidade”, acrescentou.

A prioridade da Toyota continua sendo a redução dos custos e a melhoria da qualidade dos carros, acrescentou.

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