TIM conquista licença para operar telefonia fixa em todo o País
09/01/2009
Operadora de celular do grupo Telecom Italia, cujo controle foi vendido em seu país de origem, consegue aval da Anatel para implantar serviço de telefonia fixa em escala nacional.
A TIM, segunda maior operadora de celular do Brasil em número de clientes, que muitos especialistas do mercado consideram alvo de uma aquisição no curto prazo, conseguiu licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar na telefonia fixa em todo o País.
A companhia entrou com o pedido junto à agência sem nenhum alarde e a aprovação saiu da mesma maneira: foi noticiada pela própria Anatel, cujos membros partiipam do 51º Painel Telebrasil, em Costa do Sauípe (BA). Mas a TIM propriamenmte dita não está no evento, e sua assessoria de imprensa, procurada, afirmou que o presidente da TIM não está disponível para dar entrevistas sobre o assunto ou dar detalhes da estratégia.
Segundo os diretores da Anatel presentes ao Telebrasil, não houve nenhuma restrição para que a TIM conseguisse a licença. A Telecom Italia detinha uma participação minoritária na Brasil Telecom, mas repassou essas ações a um fundo gerido pelo Credit Suisse para não ferir a regulamentação. A companhia também retirou os dois conselheiros que tinha na operadora.
Dessa forma, a Anatel entende que a TIM, como empresa que só atua na telefonia celular, não tem nenhum entrave para atuar também na telefonia fixa. Ela pode, inclusive, usar tecnologias sem fio para atender o mercado, como lembrou o conselheiro José Leite Pereira Filho.
Muitas vezes, o mercado questionou a companhia por só ter operação móvel, quando boa parte do mercado caminha para a convergência fixo-móvel. Para atrair para si parte do tráfego da telefonia fixa, a TIM, inclusive, criou o serviço TIM Casa, em setembro passado, que garante preços mais baixos nas ligações de celular para fixo em determinados endereços escolhidos pelo usuário.
Fonte:
Taís Fuoco
COMPUTERWORLD