TIM Brasil prepara Stand para Agrishow 2022 e leva cobertura 5G ao evento.

20/04/2022

Líder no agronegócio, operadora demonstra no seu estande projetos inteligentes para o campo em parceria com Nokia, Seal Telecom e Solinftec

Líder no agronegócio, a TIM vai levar a conectividade 5G para a Agrishow 2022. A operadora apresenta no seu stand projetos e iniciativas em parceria com Seal Telecom, Solinftec e Nokia que podem transformar a sociedade, a produtividade e a inclusão digital no campo. Pioneira em pilotos 5G no país desde 2019, a TIM irá disponibilizar o 5G DSS aos clientes da operadora na feira, proporcionando uma experiência diferenciada de navegação, que evoluirá com a chegada do 5G Standalone (5G SA) no Brasil.
Hoje a TIM possui 6.2 milhões de hectares cobertos com o 4G pelo país, beneficiando cerca de 600 mil pessoas em 218 cidades de 8 estados diferentes. Nos últimos 4 anos, o projeto 4G TIM no Campo conectou mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias pelo país, inclusive com o uso de antenas e equipamentos alimentados por energia solar em locais remotos. Pioneira na oferta da tecnologia NB-IoT, a TIM possui a maior rede de internet das coisas do país e chega a mais de 4 mil cidades conectadas com o serviço, que permite ampliar a cobertura 4G e, desta forma, chegar a 11 milhões de hectares.

Para Alexandre Dal Forno, Diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT& 5G, o 5G é a tecnologia que irá permitir ampliar projetos em setores essenciais da economia brasileira: “A força do agronegócio está em incorporar novas tecnologias, e assim, apoiar a transformação e inclusão digital no campo. A TIM acredita que conectividade é fundamental para um projeto maior de desenvolvimento no país, e as redes móveis (4G e 5G) trazem consigo a oportunidade de colocar em prática soluções que irão fazer a diferença. Continuamos ampliando nossa cobertura 4G, com a meta de chegar a 100% de cobertura no país até 2023, e estamos prontos para implementar o futuro das redes móveis com a rede de quinta geração”.

Confira as demonstrações e novidades apresentadas no estande da TIM com os parceiros durante a feira:

Solinftec

A Solinftec, AgTech global fundada em 2007 por engenheiros cubanos na cidade de Araçatuba (SP), leva para a Agrishow 2022 sua plataforma de inteligência artificial para o campo, a ALICE AI, e o primeiro robô voltado para produção de alimentos em larga escala no agronegócio, que terá exibição de suas funcionalidades no estande da operadora. A conexão 5G ampliará as funções do robô, intensificará e agilizará o tráfego de informações processadas por meio da inteligência artificial Alice AI, facilitando e tornando ainda mais rápida a tomada de decisão pelo produtor. As empresas estão alinhadas aos propósitos de disrupção no mercado, conectando a necessidade do produtor à necessidade de uma produção sustentável. 

Convergint-Seal

Seal Telecom, uma empresa Convergint Company, demonstrará as suas soluções de sensores usados em motores do maquinário agrícola, que tem como objetivo o monitoramento e a prevenção de imprevistos. Além disso, a empresa tem, em seu portfólio voltado para o agronegócio, soluções de segurança, CFTV com analíticos, monitoramento, perimetral, análise de movimentação nos terrenos e contagem automatizada de hectares plantados e animais em cada ambiente, importante garantir o fluxo da operação, sem a necessidade de paradas não planejadas. O monitoramento constante dos maquinários, silos e plantações é extremamente importante para que não haja a necessidade de interromper a produção para consertar uma eventual falha, perdas ou danos. Por meio das soluções tecnológicas, os sensores instalados em cada dispositivo e silo e, por meio das câmeras, avisam o usuário quando o aparelho está propenso a apresentar uma falha, que o silo está com algum evento intrusão, início de fumaça ou fogo, permitindo a proatividade sem afetar a operação da fazenda. 

Nokia

TIM e Nokia iniciaram uma parceria de sucesso para o agronegócio em 2018. Desde então, estão à frente de diversos projetos que habilitam a conectividade no campo, inclusive em rede 5G, com o primeiro projeto piloto 5G SA no setor, em Rondonópolis (MT), em 2021. Sendo uma das empresas fundadoras da ConectarAGRO, a Nokia tem como objetivo promover a conexão de máquinas e pessoas no campo, colaborando para a expansão da cobertura 4G e a implementação da futura geração de redes móveis, o 5G. Durante a Agrishow será possível ver no espaço da TIM, tudo o que foi feito com a parceira com a Nokia que visa mostrar a quão benéfica pode ser a conectividade no agro. 

ConectarAGRO

A TIM também participa da Agrishow por meio do ConectarAgro, associação formada pela operadora e demais sete empresas fundadoras, e que trabalha para promover a expansão da conectividade no campo. 

Estande TIM Brasil na AGRISHOW 2022 Localização: Rua A, stand 15D Data: 25 a 29 de abril Endereço: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321- Ribeirão Preto (SP) Horário: das 8h às 18h