Telefónica confirma que estuda possível investimento na Telecom Itália
09/01/2009
O grupo espanhol Telefónica confirmou esta segunda-feira que manteve contactos preliminares com a Pirelli para estudar uma eventual aquisição minoritária na Olímpia, a holding que controla a Telecom Itália.
Fonte da empresa espanhola disse à «Lusa» que o grupo tem a possibilidade de «adquirir uma participação minoritária», estando ainda a avaliar essa possibilidade tendo em conta as previsões de investimento manifestadas no ano passado.
Em 2006 a Telefónica disse que depois de investir 30 mil milhões de euros em aquisições nos 18 meses anteriores, limitaria o seu ritmo de compras em 2007 a cerca de 1.500 milhões de euros.
Esses cálculos tinham sido feitos sem contabilizar as eventuais receitas da venda da sua participação de controlo na produtora Endemol, que mantém vários programas televisivas em Portugal.
O jornal italiano «Il Sole 24 Ore» noticiou domingo que a operadora Telefónica estava a negociar com o grupo Pirelli a aquisição de uma participação na «holding» que controla o capital da sua congénere Telecom Itália.
As negociações, segundo o jornal, deveriam garantir à Telefónica «uma posição minoritária de, pelo menos, 30% da Olímpia».
O «Il Sole 24 Ore» também considera a possibilidade de a participação ascender a 49%, sendo que a única condição imposta pelo grupo Pirelli é a de que o controlo da Olímpia siga em mãos italianas.
A Pirelli detém 80% da Olímpia e a família Benetton controla o s restantes 20%.
Segundo o «Il Sole 24 Ore», a entrada da Telefónica no capital da congénere italiana responde a una exigência de tipo industrial, já que a empresa espanhola oferece as melhores sinergias, tendo em conta a presença de ambas as empresa s no Brasil.
A Telefónica opera no mercado brasileiro através da Vivo, que controla em parceria com a Portugal Telecom, enquanto a Telecom Itália detém a TIM Brasil e também está presente no capital da Brasil Telecom.
Fonte:
Agencia Financeira