Telecom Italia: primeiro passo de integração com BrT Gsm

09/01/2009

Depois de reunir-se com o ministro das Comunicações e o presidente da Anatel, executivos da Telecom Italia e da Tim Brasil anunciaram um acordo comercial de roaming com a Brasil Telecom

EXAME Um primeiro passo para a integração da Tim, operadora de celular da Telecom Italia, com a Brasil Telecom GSM (BrT GSM) já foi dado. Depois de reunião com o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, e com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Elifas do Amaral Gurgel, o grupo italiano anunciou um acordo de roaming entre as duas empresas de telefonia móvel. Mario Cesar Pereira de Araujo, presidente da TIM Brasil, e o presidente da Telecom Italia no Brasil, Paolo Dal Pino, divulgaram o acordo, que permite ao usuário de uma empresa continuar utilizando o telefone celular na área de atuação da outra companhia.
Acordo polêmico

A Tim Brasil e BrT GSM são parte de uma operação bilionária e polêmica que trouxe a Telecom Italia de volta ao controle da Brasil Telecom (BrT). Pelo acordo, firmado com o Opportunity, a empresa italiana volta a participar como controladora da Brasil Telecom, e a operação de telefonia móvel da operadora – a BrT GSM – deixa de existir, sendo incorporada pela Tim Brasil – empresa de celular da Telecom Italia de abrangência nacional.

O acordo já é questionado. Os sócios do Opportunity na operadora de telefonia fixa e móvel – os fundos de pensão e o Citigroup – estariam pensando na contestação do acordo de 1,1 bilhão de reais.

Além de precisar da aprovação da Anatel, o acerto entre o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e a empresa italiana gera dúvidas quanto à sua legalidade. Alguns analistas afirmam que Dantas e Dal Pino deveriam ter informado com antecedência a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a operação. A CVM analisa os detalhes da venda para verificar se não satisfaz a legislação.

Portal Exame