Telecom Itália diz que vai manter a TIM Brasil

05/12/2008

A Telecom Italia, dona da TIM, anunciou ontem seu plano de negócios para o próximo triênio, e informou que, ao contrário dos rumores, planeja manter sua unidade brasileira e crescer no País. Como resultado, as ações com direito a voto da TIM Participações caíram 6,15% na Bolsa de São Paulo, cotadas a R$ 6,10.

O presidente da operadora italiana, Franco Bernabe, afirmou que a companhia pode vender ativos que estão fora do seu foco estratégico. "Fora (as operações na) Itália e Brasil, o restante dos ativos pode ficar à disposição", disse durante a apresentação do plano da companhia para analistas e investidores, em Londres. Isso inclui os negócios de banda larga na Europa, a unidade de serviços de cabo Sparkle e as operações em Cuba.

A venda de ativos deve somar 3 bilhões e faz parte do processo de desalavancagem financeira definido como prioridade pela Telecom Italia em seu plano estratégico para o período de 2009 a 2011. O objetivo é reduzir a relação entre dívida e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida, na sigla em inglês) de três vezes, neste ano, para 2,3 vezes em 2011. Atualmente, a dívida da companhia soma 35,77 bilhões.

Segundo Bernabe, o processo de venda de ativos será feito de forma "responsável". "Não temos a intenção de vender em um ambiente de valores baratos", disse durante a apresentação, que foi transmitida pela internet. "Queremos vender no momento certo, para o comprador certo."

Mesmo nesse cenário de desalavancagem, a companhia afirmou que quer reforçar sua posição no Brasil – ao contrário dos rumores de que estaria avaliando a venda da TIM Participações. O plano estratégico da Telecom Italia para 2009-2011 tem por objetivo reduções e contenções de custo por meio do corte de mais 4 mil postos de trabalho na Itália, além da venda de ativos.

O Brasil foi descrito como um "sólido mercado emergente". O objetivo do grupo é aumentar a sua base de celulares pós-pagos. Atualmente, a TIM está na terceira posição em número de clientes no Brasil, atrás da Vivo e da Claro, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A receita obtida no Brasil deve somar R$ 15,3 bilhões em 2009, com aumento anual médio de 8% até 2011. O objetivo da TIM Participações é chegar ao final de 2011 com 2,5 milhões de clientes de banda larga móvel.

Na Argentina, o objetivo da Telecom Italia é exercer sua opção de compra para elevar a participação na Sofora, que controla a Telecom Argentina. O plano ainda depende de aprovação das autoridades locais. "O sentimento do governo tem sido positivo, estamos convencidos de que temos o direito e vamos exercê-lo", afirmou o diretor financeiro do grupo italiano, Marco Patuano. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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