Tecnologia GSM cresce na América Latina

09/01/2009

A América Latina é a região do mundo onde mais cresce o uso da tecnologia GSM de telefonia móvel. O número de aparelhos que utilizam esse sistema chegou a 29 milhões em março, o que representa um aumento de 190% em um ano. Na mesma base de comparação, o crescimento mundial foi de 26%. O diretor da 3G Americas para a América Latina e Caribe, Erasmo Rojas, disse que até o final de 2004 o GSM deverá ultrapassar a tecnologia CDMA na região. A 3G Americas é uma instituição que reúne operadoras, fabricantes e criadores de software para difundir o uso do GSM na Américas.

No Brasil, o padrão GSM é utilizado pelas operadoras TIM, Claro e Oi. A Vivo, maior empresa de telefonia móvel do país, adota o CDMA, que cresceu 29% no ano passado nos países latino-americanos. A região ainda é dominada pelo TDMA (70 milhões de aparelhos), que tende a desaparecer. Segundo Rojas, a vantagem mais evidente do GSM é o custo: “Como proporciona mais escala, esse padrão permite fazer celulares mais baratos. Os modelos mais simples em GSM custam 20% menos do que os similares em CDMA, diferença significativa no momento em que a estratégia das operadoras da região é ampliar sua base entre consumidores de classes mais baixas”, explicou.

Segundo a Anatel, em maio de 2004 havia 11,1 milhões de celulares GSM no Brasil, o que indica crescimento de 307,6% em 12 meses. A base de assinantes no país, em todas as tecnologias, aumentou 67% em um ano, para 52,4 milhões. Desse total, 78,8% são pré-pagos.

Investe Brasil
(Valor Econômico/IB – 22.6.2004)