Taxa de juros ao consumidor cai a 7,28% ao mês, a menor em mais de um ano
18/06/2009
SÃO PAULO – A taxa média de juros cobrada nos financiamentos à pessoa física teve sua quarta baixa consecutiva em maio, passando de 7,33% para 7,28% ao mês entre o quarto e o quinto mês de 2009, o que representa queda de 5 pontos-base. Esta é a menor taxa em mais de um ano (desde abril do ano passado).
Essas taxas são médias e variam de banco para banco. Não significa que todas as instituições cobram exatamente isso. Além desse fator, num mesmo banco, o indicador pode variar conforme o perfil do consumidor.
Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), tomando como base maio de 2008, quando o juro médio era de 7,29% ao mês, houve recuo de 1 ponto-base.
Prováveis motivos
De acordo com o coordenador do trabalho e vice-presidente da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a queda na taxa de juros na comparação mensal pode ser atribuída às reduções realizadas pelo Banco Central na taxa Selic.
Mais do que isso, as quedas são causadas pela certeza que o mercado financeiro tem de que o Banco Central vai continuar reduzindo a Selic.
Por modalidade
Entre abril e maio deste ano, com exceção do cartão de crédito, cuja taxa ficou estável, todas as demais modalidades de crédito acompanhadas pela Anefac apresentaram queda nos juros. Na análise anual, CDC – bancos, cheque especial e empréstimo pessoal em financeiras apresentaram recuo, enquanto as demais taxas aumentaram.
Fonte:
Info Money