TAM participa com 60% das rotas internacionais
09/01/2009
Brasília – A TAM elevou para quase 60% sua participação no mercado de rotas internacionais em setembro. No mesmo mês do ano passado, a companhia aérea – que está se consolidando a liderança entre as empresas nacionais – tinha cerca de 20% do mercado.
A Varig, apesar de uma drástica redução de operações desde a crise financeira que a levou a ser vendida para a ex-subsidiária VarigLog, continuou com a segunda maior fatia dos vôos ao exterior, registrando 19,1% de participação. Em setembro de 2005, o percentual da Varig era 75,3%.
A fotografia do mercado de aviação do país foi divulgada nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o especialista Paulo Bittencourt Sampaio o dado mais preocupante é a continuada redução de participação da Varig no mercado internacional.
Como a Anac está impedida pela Justiça de redistribuir as rotas internacionais que a Varig não está operando, os usuários são os maiores prejudicados. “A lacuna da Varig no mercado doméstico está sendo coberta pelas outras empresas, mas no internacional a situação está cada vez mais dramática”, comentou Sampaio.
Desde o final de agosto, a Varig está voando apenas para Frankfurt, Buenos Aires, Caracas e Bogotá. Em relação à oferta de assentos, os dados da Anac confirmam a preocupação do especialista: houve uma redução de 53,5% nos lugares disponíveis para viagens aos exterior entre setembro deste ano e setembro de 2005. Mesmo assim, ainda sobram assentos nos aviões.
Apesar da queda na oferta, a taxa média de ocupação caiu de 78% para 76% no período. No plano nacional, segundo a Anac, a TAM passou a deter 51,6% do mercado em setembro, enquanto a Gol atingiu 36,1%. Em setembro de 2005, as participações eram, respectivamente, 40,8% e 27,4%. A Varig detinha uma fatia de apenas 4,3% do mercado doméstico no mês passado, ante 24,2% um ano atrás.
A avaliação de Sampaio é que essa evolução no cenário nacional está dentro das previsões. Apesar da queda no seu market share, a Varig teve em setembro seu melhor desempenho desde julho, quando foi vendida. O nível médio de ocupação dos assentos oferecidos nos vôos domésticos foi de 72%, muito próximo dos 71% de setembro de 2005. A TAM conseguiu elevar de 70% para 73% sua ocupação média e a Gol manteve os 76% registrado no ano passado. A Varig caiu de 70% para 55% nesta comparação.
Eficiência
A Varig melhorou sua eficiência operacional em setembro, de acordo com a Anac, tanto nos mercados doméstico quanto internacional. A agência atribui um índice para cada companhia ponderando regularidade e pontualidade nos vôos. A Varig elevou esse índice para 75% no mercado nacional contra 15% de agosto. Já no internacional, passou de 7% para 44%.
Ainda em número bem menor do que os vôos operados no ano passado, a Varig manteve uma regularidade de 82% entre os domésticos contra 15% em agosto. Entre as rotas internacionais, a regularidade da empresa subiu de 8% para 74%. A TAM garantiu um índice de 90% e a Gol de 88% em setembro, no mercado doméstico. No internacional, as duas principais concorrentes da Varig registraram 94% e 90%, respectivamente.
Fonte:
Monitor Mercantil