Software pirata: Empresas brasileiras pagam U$ 1,2 mil.

09/01/2009

SÃO PAULO – O combate à pirataria no Brasil caminha a passos largos. A Business Software Alliance (BSA) e a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgaram nesta segunda-feira (22) os resultados de sua campanha no Brasil. Foram apresentados os números de notificações extrajudiciais enviadas, ações judiciais e quantidade de sites e anúncios em sites de leilão que foram retirados do ar por venda de softwares piratas.

O sistema de notificações extrajudiciais tem a função de conscientizar o proprietário das empresas de que ele pode estar infringindo a Lei do Software e poderá ser punido caso não legalize seu estabelecimento. Até o final de julho, foram enviadas 1,87 mil notificações extrajudiciais, contra 2 mil cartas enviadas em 2004.

Em casos extremos, ações judiciais são ingressadas contra empresas que violam os direitos autorais de programas de computador no Brasil. Neste primeiro semestre de 2005, mais de U$ 1,2 milhão foram pagos em indenização por empresas que utilizaram software pirata no Brasil.

Quanto ao comércio de software pirata, no primeiro semestre, mais de 650 mil CDs foram apreendidos em 325 operações realizadas pela Polícia Civil, Federal e Receita Federal. O monitoramento da venda pela Internet resultou na remoção de 8,5 mil sites e cerca de 9 mil anúncios encontrados em sites de leilão.

Fonte:
ABN Noticias
23/8/2005