Símbolo da imigração italiana em São Paulo, o Circolo Italiano completa 95 anos

09/01/2009

No próximo sábado, 8 de abril, o Circolo Italiano de São Paulo completará 95 anos de sua fundação. A data será comemorada com uma grande festa, que deverá reunir os mais expressivos nomes da comunidade italiana de São Paulo entre empresários, políticos, artistas, diplomatas e outros.

Fruto da iniciativa de um pequeno grupo de amigos imigrantes, que queriam preservar na pátria adotiva a cultura e as tradições de sua pátria mãe, o Circolo vem enfatizando, ao longo de quase um século, os valores dell’italianità. Em 1911, quando foi criado, os oriundi de São Paulo, concentrados nos bairros do Brás e Bom Retiro, não tinham um local para realizar suas festas e manifestações. Existiam algumas associações da colônia, mas todas com características e atividades limitadas e funcionando a base de muita improvisação. Sentia-se a necessidade de uma entidade mais representativa e com ambiente mais elegante, onde a comunidade pudesse se expressar em eventos sociais, recreativos, artísticos, literários etc.

O sucesso do Circolo – instalado a princípio num sobrado no número 85 da rua Bela Vista – foi imediato. Em pouco tempo, o número de sócios aumentou substancialmente, dando ao Circolo o título que carrega ainda hoje: representante da “alma” italiana no Brasil. Com o aumento do número de sócios, cresceu igualmente a necessidade de uma sede ainda maior. Em 1915, a modesta casa da rua Boa Vista foi trocada por um casarão no Largo da Sé e, em 1923, por um palacete na Av. São Luiz, exatamente no ponto em que esta forma hoje um ângulo com a Av. Ipiranga e a Praça da República – um local que, no início dos anos 1950, transformou-se nel cuore della città. Para acompanhar o desenvolvimento da região, muito próspera na época, a diretoria do Circolo decidiu demolir a velha casa e construir no local um prédio que hospedasse de “modo amplo, digno e luxuoso” a novíssima sede do Circolo. A condição sine qua non era que o edifício deveria se chamar “Edifício Itália”.

E assim aconteceu! Em 1954, foi firmado contrato com a empresa Otto Meinberg, para a construção do edifício Itália. Com o final das obras, a popularidade do novíssimo Circolo foi instantânea, e os empreendedores italianos que movimentavam a São Paulo no início do século 20 passaram a se reunir na nova sede para discutir negócios, conhecer outros oriundi ou receber italianos que vinham ao Brasil em busca de novas oportunidades. Pode-se dizer que o Circolo funcionou, naquele momento, como uma verdadeira “câmara de comércio”. Familiares desses empreendedores fazem parte do quadro de sócios do Circolo até hoje: são “os Matarazzo”, “os Battistella”, “os Comolatti”, entre outros sobrenomes como Bonora (têxtil), De Fazio (hotel Mercure), Della Seta ( Pirelli), Nigro, Falchi (chocolates), Trofa (panelas de alumínio), Olmeda (frios), Papaiz (cadeados e fechaduras). Políticos (como Trípoli, Lembo e Vita Brasil), artistas (Emendabili), diplomatas e jornalistas também constam do livro de sócios.

O local mais freqüentado do Circolo atualmente – tanto por sócios como pelos paulistanos em geral – é o restaurante, considerado um dos melhores em comida italiana em São Paulo. Comporta cerca de 150 pessoas, abre diariamente para almoço e jantar (com exceção de domingo) e acaba de mudar o cardápio para as comemorações dos 95 anos. Outro local de grande freqüência é a barbearia, que tem como curiosidade ser uma das preferidas pelos apresentadores de televisão mais famosos de São Paulo. O Circolo também oferece curso de italiano, biblioteca e é dono de uma coleção de obras de arte, a grande maioria de artistas italianos que viveram no Brasil, como Galileo Emendabili.

Neusa Freitas
Imprensa Circolo Italiano
Tel: (11) 3083-6224 / 9171-9567
E-mail: neusafreitas@uol.com.br