Setor turístico deve gerar 200 mil empregos neste ano

09/01/2009

As atividades ligadas ao turismo no Brasil devem ser responsáveis pela criação de 200 mil postos de trabalho neste ano, segundo projeção feita pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia.

Até agora, de acordo com o ministério, já foram abertas 90 mil vagas no setor.
“O turismo é um fator de desenvolvimento econômico e social”, disse ontem Mares Guia. A projeção sobre a criação de vagas toma por base pesquisa trimestral feita pelo governo, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), sobre as perspectivas das empresas que atuam nesse mercado.

De acordo com o levantamento, a maior parte das empresas se disse otimista em relação aos resultados a serem alcançados pelo turismo nos próximos meses. As agências de viagens e os hotéis são os segmentos mais otimistas em relação ao comportamento das vendas neste trimestre.

Mares Guia creditou o otimismo dos empresários aos resultados alcançados pela política econômica adotada pelo governo. Para o ministro, o controle da inflação, o equilíbrio das contas públicas e os saldos positivos registrados pelas contas externas ajudaram a criar um clima de maior confiança entre os empresários.
Diante da expectativa de crescimento do setor, Mares Guia disse que o orçamento de seu ministério será reforçado. Segundo ele, o Orçamento da União de 2005 irá destinar R$ 305 milhões ao turismo -R$ 223 milhões neste ano.

Folha Dinheiro
25/8/2004