Setor privado na zona euro cresce para níveis de há quatro anos e meio

08/01/2016

O ritmo de expansão global do setor privado na zona euro, segundo o índice PMI, registou no quarto trimestre de 2015 o nível mais elevado desde há quatro anos e meio, foi hoje divulgado pela Markit.
A empresa de serviços de informação financeira Markit anunciou também que o dado definitivo do índice composto PMI (Purchasing Managers Index) sobre a atividade privada na zona euro indica que terminou 2015 com uma "nota positiva".
Além disso, destaca que a expansão verificada "foi generalizada" a todos os países, já que em dezembro se registou um aumento da atividade do setor privado na Alemanha, França, Itália, Espanha e na Irlanda.
No setor dos serviços, o índice dos gestores de compras PMI manteve-se estável nos 54,2 pontos, face a novembro e superior em três décimas à estimativa inicialmente apontada em 16 de dezembro (53,9 pontos).
Além deste indicador, o índice PMI compósito, qui inclui também os dados do setor manufatureiro, alcançou o nível mais alto desde há quatro meses ao situar-se nos 54,3 pontos, contra 54,2 em novembro, abaixo da estimativa que apontava para os 54 pontos.
 
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/economia