Serra indica Rodoanel e Metrô como saídas para trânsito

09/01/2009

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), destacou hoje, no mesmo dia em que o trânsito bateu novo recorde na capital paulista (186 quilômetros na manhã) a importância da construção do trecho Sul do Rodoanel e de obras no Metrô para desafogar os congestionamentos. De acordo com ele, as obras do anel viário estão orçadas em R$ 4 bilhões, valor considerado elevado pelo governador, devido aos custos de desapropriação e compensação ambiental. “As obras já estão aceleradas e serão aceleradas ainda mais com a outorga de R$ 2 bilhões do trecho Oeste do Rodoanel”, afirmou Serra, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. “Com o pagamento em dia, tendo o dinheiro assegurado, nós podemos conversar com as empresas construtoras para apressar ainda mais as obras, sem comprometer a segurança e qualidade”, continuou.

Hoje, o consórcio Integração Oeste, formado por 95% da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) e 5% da Encalso Construções, ofereceu a menor tarifa, de R$ 1,1684, e venceu a licitação do trecho Oeste do Rodoanel. Para conseguir a concessão deste trecho, a concessionária terá que pagar uma outorga de R$ 2 bilhões na assinatura do contrato. Para melhorar o trânsito na Capital, Serra acredita que a ajuda do Estado parte da retirada de automóveis e caminhões da cidade. “O Rodoanel fará a ligação entre as estradas do interior e do litoral. Ou seja, eles (caminhões e automóveis) não passarão por dentro da cidade para chegar ao Porto de Santos”.

Outra ação citada por Serra foi que o Estado está “pisando no acelerador” nos investimentos no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com ele, sua administração está trabalhando em duas novas linhas do Metrô – Linha 4 (Luz-Vila Sônia) e novo trecho da Linha 2, além da expansão da CPTM, tendo como objetivo transformá-la em um “Metrô de superfície”. “São investimentos estruturais. Para que a pessoa use menos o carro, é preciso que existam alternativas de transporte público. E o crucial é o investimento nos trilhos”, salientou Serra. Ele ressaltou ainda a importância da parceria entre o Estado e a Prefeitura de São Paulo na expansão do Metrô. “Desde os anos 70, é a primeira vez que a Prefeitura investe neste setor”, observou.

Fonte:
A Tarde online