Serasa: Crescimento da economia recua para 0,6% no segundo trimestre
23/08/2010
A economia brasileira apresentou crescimento menor no segundo trimestre de 2010, como apontou pesquisa do Serasa Experian divulgada nesta segunda-feira. De abril a junho, a expansão do PIB nacional caiu para 0,6% depois de ter crescido 2,7% nos três primeiros meses do ano, já descontadas as influências sazonais.
Apesar da desaceleração registrada, o crescimento no primeiro semestre de 2010 foi de 8,4% em relação ao primeiro semestre do ano passado, segundo a Serasa, que informou que esse foi o melhor resultado para o período desde 1995.
Setores que impulsionaram o crescimento
O bom resultado do primeiro semestre contou com o desempenho da indústria, que apresentou expansão de 13,3% sobre o mesmo período de 2010. Com alta de 7,5% sobre o primeiro semestre de 2009, o setor agropecuário também colaborou para expansão da atividade econômica. O setor de serviços registrou aumento de 5,5%.
De acordo com a Serasa, o investimento – formação bruta de capital – avançou 26,7% no primeiro semestre em relação a 2009. No mesmo período, as exportações de bens e serviços registraram crescimento de 10,9%. O consumo das famílias também apresentou avanço de 7,9%.
A Serasa informou que, dificilmente, o ritmo de crescimento no primeiro semestre não se repetirá no segundo. "Primeiro porque, como o país saiu rapidamente da recessão no ano passado, a base de comparação (PIB do segundo semestre de 2009) já é mais elevada. Segundo, porque os estímulos fiscais à aquisição de veículos e outros bens duráveis já não estão mais em vigor. Terceiro, porque as taxas de juros estão mais elevadas e, por fim, vários países desenvolvidos passaram a apresentar novos sinais de enfraquecimento econômico", contou a instituição em comunicado à imprensa.
Fonte:
SRZD