Semana da Europa no Brasil terá concerto da Orquestra Filarmônica em Manaus

07/05/2015

Maestro Luiz Fernando Malheiro receberá dois convidados no Teatro Amazonas: a soprano Angela Nisi e o tenor Giuseppe Tommaso (Itália).

 

Manaus – Criada para celebrar o Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e instituído para lembrar a paz e a unidade no continente, a Semana da Europa chega a sua 11ª edição com eventos em diversas capitais do Brasil — incluindo Manaus. Além do já anunciado festival de filmes, o município amazonense também receberá um concerto especial com a presença de músicos desse continente. No especial ‘Concerto Europeu’, a Orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, receberá dois convidados: a soprano Angela Nisi (Itália) e o tenor Giuseppe Tommaso (Itália). A apresentação está marcada para o dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas. A programação da semana, em Manaus, se completa com o Festival de Cinema Europeu, de 25 a 29 de maio, com entrada franca, no Teatro Gebes Medeiros. As sessões serão às 14h e também às 18h30. Estão previstas as exibições dos filmes ‘Kaddish para um amigo’ (Alemanha), ‘O Investigador’ (Hungria), ‘O Amante da Rainha’ (Dinamarca), ‘Homens de Esperança’ (República Tcheca), ‘Thomas, o Falcoeiro’ (Eslováquia), ‘A Fita Branca’ (Austria), ‘Diamantes Negros’ (Espanha), ‘Tabu’ (Portugal), ‘O Sol Dentro’ (Itália) e ‘A gangue de Oss’ (Países Baixos).

Pelo Brasil

Além de Manaus, a Semana da Europa, cujo tema desta edição é ‘Desenvolvimento e Cidadania’, passará por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém, até o dia 30 de junho. O Festival de Cinema Europeu marcará presença nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Natal, Aracaju e Belém. Já o Concerto Europeu marcou a abertura oficial da semana, em Brasília, no dia 5 de maio. Ainda na capital do País, será realizado, pela primeira vez, o Festival de Jazz Europeu, neste sábado (9). Curitiba e Vitória também receberão o concerto. A capital paranaense contará, neste domingo (10), com as participações de Maximino Zumalave, regente espanhol, e de Jitka Hosprová, violista tcheco. Este último seguirá para Vitória, onde fará apresentação ao lado de Augusto Caruso e Lorena Espina, tenor e mezzosoprano austríacos, respectivamente. No Rio de Janeiro, a programação traz exposição de livros de arte europeia, na Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR). A capital paulista, por sua vez, promove seminário econômico-comercial organizado pela Eurocâmaras, na Fiesp.

Histórico
O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é, hoje, a União Europeia (UE).A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e Eunic Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE).
 

Fonte: D24am