Segunda-feira será a decisão sobre a implantação da usina de transformação de lixo em energia
28/08/2015
Será no próximo dia 31 às 10 horas da manhã a abertura de propostas de implantação de uma usina de gaseificação em gás síntese do lixo urbano e industrial de Panambi e Condor e de mais trinta e dois municípios da região.
Cinco empresas retiraram o edital e o Prefeito Miguel Schmitt-Prym manifestou a sua esperança de que pelo menos uma delas apresente uma proposta. As empresas são da Espanha, Itália, Alemanha, além das locais que estão representando grupos internacionais. Com esta usina se resolveria um grave problema que é o consumo do lixo e a produção de energia elétrica que sempre falta no Brasil e no mundo.
As propostas esperadas são diferentes da usina de Minas do Leão que produz Biogás que é um gás pobre com pouco potencial energético.
A usina prevista para Panambi é de outro tipo de gás, ainda não existente na América, e que produz quinze megawatts de energia a partir de duzentas toneladas de lixo urbano e industrial.
Das empresas que retiraram o projeto, três são estrangeiras e duas são gaúchas que estariam se unindo com grupos internacionais para desenvolver uma tecnologia brasileira.
Fonte: guiadigital.info