São Paulo ganha plano de estímulo às exportações
08/10/2015
O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) foi lançado em São Paulo nesta terça-feira (6). A iniciativa tem por objetivo aumentar o número de empresas – especialmente as de pequeno e médio porte – que operam no comércio exterior e está sendo implantada gradativamente, até alcançar todas as Unidades da Federação. São Paulo é o segundo estado (depois de Minas Gerais) a receber o Comitê Gestor do PNCE, que será responsável por monitorar a performance do programa com as empresas locais. O PNCE é o braço regional do Plano Nacional de Exportações, lançado pelo governo federal em junho deste ano.
Inicialmente, o PNCE paulista vai trabalhar com 4 mil empresas do estado de oito setores: alimentos, farmacêuticos, equipamentos médico-hospitalares, materiais de construção, moda, máquinas e equipamentos, serviços de engenharia e TI. O lançamento do programa ocorreu em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades. Monteiro afirmou que não pode haver um Plano Nacional de Exportações sem incorporar São Paulo, estado que responde por uma parcela preponderante do comércio exterior brasileiro.
Oportunidade
Monteiro afirmou ainda que os países que têm uma presença no comércio exterior são aqueles que entenderam que exportações são um canal fundamental. “Exportar nada mais é do que contratar demanda externa. O Brasil tem pouco mais de 1% do comércio global. Se considerarmos os manufaturados, cai para 0,7%. Temos uma janela de oportunidade”, destacou, lembrando que houve aumento de 6% no índice quantum. “Não fosse a queda dos preços das commodities, o Brasil teria uma receita adicional US$ 30 bilhões”, disse. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, destacou a importância da parceria e da agenda, uma vez que as exportações, ao lado da logística e da infra-estrutura, vão ajudar na retomada do crescimento econômico do Brasil. “Vamos suar a camisa para quem exporta, exportar mais, e quem não exporta começar a exportar”, afirmou.
PNCE
As empresas participantes do PNCE vão contar também com apoio dos parceiros na elaboração de avaliação de seus produtos e serviços, consultoria de inteligência comercial (que avalia em quais mercados aquele produto ou serviço tem potencial de venda), participação em missões comerciais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros. Em São Paulo, o programa conta com o apoio do MDIC, governo do Estado, Fiesp, Sebrae, Apex-Brasil, Investe SP, Correios, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica e outros parceiros que trabalharão em conjunto para garantir o aumento das exportações do estado.
Fonte: Brasil.gov.br