Santander fecha compra do Abbey National por quase 14 bi de euros

09/01/2009

SÃO PAULO – Depois de reuniões realizadas neste fim de semana, o Santander confirmou nesta segunda-feira a compra do britânico Abbey National em transação estimada em 13,482 bilhões de euros (8,9 bilhões de libras).

Anunciou também um plano de recompra de ações de até 4% de seu capital (1,6 bilhão de euros). “A operação representa um prêmio para os acionistas do Abbey de aproximadamente 28,6%, com cada ação da instituição britânica a 603 centavos de libra, e a totalidade de capital social ordinário do Abbey em cerca de 8,9 bilhões de libras (13,4 bilhões de euros)”, diz comunicado conjunto dos dois bancos.

Quando a transação estiver concluída, a instituição resultante será a maior criada entre fronteiras na Europa e ocupará o quarto lugar na lista de grandes bancos no continente, atrás do HSBC, Royal Bank e do UBS da Suíça. Segundo o Santander, a integração do Abbey ao grupo “irá supor um aporte adicional ao lucro antes de impostos, derivado da economia de custos e melhoria da lucratividade, de 560 milhões de euros”. Muitos analistas indicaram que o acerto pode significar o início de uma onda de consolidação de bancos na Europa.

Valor Online