Rússia suspende embargo à importação de seis estados
09/01/2009
MOSCOU – A Rússia suspendeu hoje o embargo à importação de carne bovina e suína procedentes de seis estados brasileiros, e o manteve apenas para o Pará e o Amazonas, informou o Ministério da Agricultura russo. Em comunicado, o ministério disse que os importadores russos poderão comprar carnes dos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá e Roraima.
A suspensão parcial do embargo imposto pela Rússia em setembro de 2004 para a importação de todos os tipos de carne do Brasil não valia para os oito estados em questão. No dia 20 de setembro de 2004, a Rússia proibiu a importação de produtos de carne brasileiros, após a detecção de um foco de febre aftosa em uma fazenda no Amazonas. Em 7 de fevereiro, Moscou suspendeu o embargo a produtos avícolas brasileiros, com a exceção dos estados do Pará e do Amazonas, que a partir de hoje são os únicos que não podem vender produtos de carne à Rússia.
Segundo o Instituto de Mercado Agrário da Rússia, o Brasil ocupava, até o embargo de 2004, o primeiro lugar na importação russa de carne bovina (35%) e suína (74%), e era o segundo principal exportador de frango (26%) ao país.
Fonte:
JB Online
EFE