Rússia suspende embargo à carne importada do Rio Grande do Sul

09/01/2009

MOSCOU (Reuters) – O governo russo anunciou nesta segunda-feira que suspenderá, a partir da terça, o veto imposto às carnes importadas do Rio Grande do Sul devido à ocorrência de febre aftosa.

“O embargo temporário imposto em 13 de dezembro de 2005 por causa da febre aftosa tipo “O” no Brasil será levantado a partir de 4 de abril para o Estado do Rio Grande do Sul”, disse o Ministério da Agricultura russo em um comunicado, sem dar outras explicações.

Autoridades não estavam disponíveis para comentar o assunto. A Rússia, maior consumidora de carne do Brasil, vetou em dezembro as importações de animais vivos, carne bovina e suína de oito Estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Antes, também haviam sido banidas as compras de carne do Pará e do Amazonas.

Em março, exportadores do Brasil haviam dito que a Rússia tinha suspendido o veto imposto a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, diante de uma escassez de carne no mercado local.

Mas o chefe do serviço veterinário russo, Sergei Dankvert, negou a informação na ocasião, afirmando que não havia possibilidade de se levantar o embargo antes de meados de junho.

Fonte:
Reuters
(Por Aleksandras Budrys)