Rússia decide manter embargo às importações de carne do Brasil

09/01/2009

16h11-O embargo imposto pelo governo da Rússia às importações de carne do Brasil deve continuar em pé por pelo menos mais dois meses, devido aos riscos de contaminação por febre aftosa, disse nesta segunda-feira o chefe do Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia (o Rosselkhoznadzor), Sergei Dankvert.

“O Brasil apresentou um programa substancial de modos para combater e prevenir a febre aftosa. Prometemos estudar o material com cuidado e informar [o país[ sobre nossa decisão em dois ou três meses”, afirmou Dankvert à agência de notícias russa Interfax.

A suspensão foi imposta no dia 13 de dezembro e afetou inicialmente a produção de carne de boi e de porco dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Cerca da metade de toda a carne de porco consumida na Rússia é brasileira. Durante os primeiros nove meses de 2005 dois quintos das importações russas de carne de boi também saíram dos estados brasileiros, afirmou a agência de notícias Interfax.

Os dois países chegaram a um acordo, no entanto, para criar um canal para uma troca regular de informações sobre a situação das epizootias em ambos, disse Dankvert.

O embargo ainda afeta as importações de aves, leite, rações animais e equipamentos usados para tratamento, abate e processamento de carne de animais.

Fonte:
Correio Braziliense