Roma terá primeiro Governo de Centro-Direita em 15 anos.

09/01/2009

ROMA, 28 ABR (ANSA) – O candidato da centro-direita Gianni Alemanno venceu hoje o segundo turno das eleições à prefeitura de Roma, retirando o governo da cidade da centro-esquerda, que permaneceu no poder nos últimos 15 anos.

Alemanno já havia obtido 53,6% dos votos, contra 46,4% do ex-prefeito e ex-ministro da Cultura Francesco Rutelli, candidato do Partido Democrático, quando 95% dos votos já haviam sido computados.
Durante o primeiro turno, que ocorreu em 13 e 14 de abril junto com as eleições gerais, Rutelli obteve 45,8% dos votos e Alemanno 40,7%.

O novo prefeito de Roma é membro da Aliança Nacional, partido de direita que participou da aliança Povo da Liberdade, liderada por Silvio Berlusconi.
“Serei o prefeito de todos os romanos: meu pensamento dirige-se também a todos aqueles que não votaram em mim, e garanto que serei também seu prefeito, sem preconceito”, disse Alemanno ao comentar os resultados.

Rutelli, que foi prefeito de Roma de 1993 a 2001, assegurou que em sua vida pública teve “muitas satisfações e êxitos”, mas que hoje sofreu “uma derrota e uma amargura grandes”.

Até fevereiro passado, Roma era governada por Walter Veltroni, líder do Partido Democrático, que renunciou para disputar o cargo de premier nas eleições gerais, em que foi derrotado por Silvio Berlusconi.

Fonte:
ANSA